terça-feira, maio 04, 2004

Europeias

No actual mundo da política, dominado por bonecos bem-falantes e apresentáveis que se limitam a debitar slogans e frases feitas ditados por "Marketeiros brasileiros", alegados Gurus do Marketing Político, eufemismo utilizado para disfarçar o facto de se vender pessoas e políticas com as mesmas ferramentas de Marketing com que se vende champôs, é reconfortante ver alguém que se distingue no meio da "Carneirada mole".

Sousa Franco, goste-se ou não dele, dos seus ideais ou até do que fez quando estava no governo, tem a virtude de ter ideias e de as defender mesmo que isso o torne "politicamente incorrecto".

Só por isso já ganhava a minha simpatia como candidato ás Europeias. Mas não só.

Na coligação PSD-PP quem é o Cabeça de Lista? João de Deus Pinheiro, conhecido pelos seus ex-companheiros de Comissão Europeia pelo seu excelente swing no golfe e também por ter sido um dos Comissários mais cábulas do seu tempo (o golfe era sagrado...).

Compreendo que para Edson Athaíde ou qualquer que seja o Marketeiro Consultor da coligação ele seja "the man in the right place", afinal cumpre perfeitamente todas as regras do Produto em causa: Charmoso, bem-falante, com boa imagem junto do público-alvo (os eleitores), etc, etc.

Agora...e ideias? Vontades pessoais? Impressionar as "Tias da Linha"? Só?

Outro aspecto de que padece a estratégia da coligação é o facto dos dois partidos terem duas visões diferentes para a Europa, pois se o PSD sempre foi Europeísta, o CDS-PP anda muito ao sabor da maré, pois tanto é Euro-Céptico (mais PP) como ás vezes é Euro-Calmo (mais CDS). Uma incógnita, portanto. E eu não voto em incógnitas.

Na CDU não importa quem dá a cara porque sabemos perfeitamente que isso não importa nada - como diria a outra. Só votaria CDU se o/a possível EuroDeputado/a dos Verdes teria possibilidades reais de ser eleito/a.

Aliás, aproveito para dizer que é uma vergonha os Verdes portugueses não estarem representados no PE, diz muito do povo que somos e da falta de sensibilidade para o ambiente que temos, mas isso fica para um outro post.

No BE é a mesma história da CDU, pois mesmo sendo simpatizante do Bloco, não deixo de lhe ver defeitos e também as diferenças em relação meu Europeísmo convicto.

Como tal, em Europeias ou voto PS ou PSD. Nestas eleições, pelas razões acima citadas, o meu voto inclina-se para a Esquerda.

Sem comentários: