sábado, junho 19, 2004

Euro 2004 em Aveiro - Cap. 4

Sexta-Feira, 18 de Junho de 2004


I. O Euro

Mais um dia com checos e holandeses em sã confraternização entre si e as gentes locais. Um checo tinha uma t-shirt com os seguintes dizeres:

July 4
Euro 2004 Final
Czech Rep. - Portugal

Nice...

Ao contrário do que seria de esperar, os principais utilizadores das bicicletas BUGA não são os holandeses mas sim os checos que as descobriram e agora vão com elas para todo o lado.




II. O concerto de Mariza

Englobado no programa "Aveiro em Festa", ontem no novo Parque Fonte Nova, junto à antiga Fábrica Campos, Mariza, com a ajuda do The Amsterdam Saxophone Quartet, cantou e encantou.

A princípio actuou o quarteto a solo, nomeadamente tocando os hinos da Rep. Checa e da Holanda e tocando 2 ou 3 temas jazzy.

Após essa introdução, entra Mariza em palco. Vestida com o tradicional xaile preto e com um nada tradicional (mas bonito) vestido comprido, a fadista conquista de imediato o publico com o famoso "Eu sei meu amor que nem chegaste a partir... a contribuição do quarteto de saxofones ajudou a enriquecer um som já de si bastante agradável.

(Um pouco como aconteceu no trabalho S&M dos Metallica)

A principal virtude de Mariza, expoente máximo do Novo Fado que surgiu neste princípio de século, consiste em moldar uma musica tão característica como o Fado e dar-lhe uma roupagem adequada ao formato de um concerto Pop.

Quer entrecortando musicas mais serenas às mais mexidas, nomeadamente utilizando o Fado de Coimbra, quer usando a sequência "2 musicas menos conhecidas, 1 conhecida", ou ainda descendo do palco para entrar em contacto com as pessoas da primeira fila, tudo isto permite que os seus concertos sejam um exito que não só cativa os amantes do fado tradicional como também chama as camadas mais jovens, mais habituadas ao Pop/Rock do que a ouvir Fado.

Mariza tem ainda mais três virtudes: Primeiro, é uma comunicadora nata, está sempre em interacção com o público, seja de uma forma divertida (Sabem como se canta fado em inglês? Larai, lá larai, lá larai, lá larai...) seja de uma forma pedagógica, explicando a razão da musica A ou B tomar uma determinada forma.

Segundo, usa como fonte para as suas musicas os grandes autores de Portugal, Fernando Pessoa, Zeca Afonso...Para muitos que se queixam que é difícil escrever musicas em português talvez fosse uma boa ideia visitar os livros de poemas dos muitos e bons poetas que Portugal produziu e musicá-las...Mariza segue esse caminho, e muito bem, digo eu.

Terceiro, o Fado na sua génese era uma musica que se dançava e Mariza recupera um pouco essa característica, não assumindo a figura estática vista em outros fadistas. Ela dança, ela mexe-se, contagiando o próprio publico (como foi o caso na Musica da Severa) e dando mais uma vez uma dimensão a que não estávamos habituados a ver no Fado.

Este é O Novo Fado. The Queen is dead, long live the Queen

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