
I - Euro 2004 em Aveiro - Epílogo
Com o (memorável) jogo de Sábado entre a Rep. Checa e a Holanda, acabou o Euro em Aveiro.
Hoje está tudo mais calmo, apenas se vislumbra um ou outro retardatário, talvez encantado pelas praias, pela cidade ou então por alguma nativa que conheceu...
De resto voltou tudo ao mesmo, perdeu-se a ilusão de estarmos no centro do acontecimento, da cidade cosmopolita, da festa.
Esperemos que tenha valido a pena este esforço, que muitos dos turistas que nos visitaram regressem em anos vindouros, que o facto da Câmara Municipal de Aveiro se ter endivididado até mais não para poder construir o estádio permita ao clube da cidade fortalecer-se, que as infra-estruturas entretanto criadas sejam de real utilidade no pós-Euro...
Sejamos optimistas!
Sobre os adeptos dos países que jogaram em Aveiro, posso classificá.los da seguinte maneira:
Checos - ordeiros apesar de barulhentos e pouco dados à interacção com a população local (talvez por não dominarem o inglês);
Holandeses - expansivos, brincalhões, não os imaginava tão "latinos" (ou seria da cerveja?);
Letões - Organizados, bem-humorados e cheios de fé. Ganharam a minha simpatia! A propósito, o Primeiro-Ministro letão afirmou pintar o cabelo de verde caso o país passe aos Quartos-de-Final...BBC dixit!

II - Portugal no Euro
Acabada a fase de grupos e a meio caminho da final (oxalá!), é hora de elogiar a organização do Euro, sem falhas graves, e de analisar a nossa Selecção Nacional.
Começou muito mal contra a Grécia, desconcentrada, melhorou na segunda parte com a entrada de Deco e Cristiano Ronaldo, mas mesmo assim perdeu o jogo.
Contra a Russia e com a mini-revolução operada (acabando com as vacas sagradas), a selecção melhorou, mas mesmo assim deixou algumas dúvidas sobre se este crescendo seria suficiente para bater a Espanha.
Chegada a hora da verdade, mostraram a raça necessária para bater os espanhois.
Individualmente, Ricardo não tem comprometido como seria o receio de muita gente (e o anseio de um certo Vítor...), R. Carvalho a demonstrar ser um senhor na defesa, Deco a justificar a titularidade em detrimento de R. Costa, mais tecnicista que o naturalizado mas menos disponível fisicamente, sendo o "italiano" útil na parte final dos jogos, Cristiano Ronaldo cresceu, está mais jogador de equipa, apesar de precisar de evoluir mais, Figo está em fase descendente, já não se justifica o estatuto de imprescindível e finalmente Nuno Gomes parece ter recuperado a forma que o celebrizou em 2000, para mal do Pauleta...
Em resumo, temos um conjunto mais equilibrado, com mais soluções que na época "dourada" de Figo e Cia, e desde que se ponham os melhores a jogar e se tratem as "vacas sagradas" apenas como peças de um xadrez do qual já não são peças fundamentais, Portugal tem uma oportunidade dourada para fazer história...

III - Aveiro em Festa, Toranja em Palco
Ou como uma banda com potencial arrisca-se a ter uma carreira curta.
Em mais um concerto englobado no programa Aveiro em Festa, esta noite tocaram os Toranja, banda conhecida pelo grande público através do tema "A Carta", que faz parte da banda sonora de uma telenovela da TVI com nome de receita culinária...
Por causa desse facto, a musica entrou nos ouvidos do povão, o que levou a que mais de 10.000 pessoas acorressem ao concerto, em grande parte adolescentes que acompanham a novela...também conhecidas por pitas malucas!
Primeira má notícia para o "povão": a música dos Toranja não é uma sucessão de "cartas"...
Segunda má notícia: "A Carta" foi a última música do concerto e inclusivamente os espectadores que conheciam mais músicas da banda sentiram-se algo perdidas no início do concerto, tal a sucessão de temas menos conhecidos.
Apesar de tudo houve bons momentos, nomeadamente a sequencia "Chaga" dos Ornatos e "Dá-me ar".
De qualquer forma, da mole homana que assistiu ao concerto, a maior parte foi "levada" pela publicidade enganosa da telenovela e se calhar no futuro irá rejeitar uma banda que até tem alguns pontos de interesse.

IV - O Estado da Nação
A meio do mandato do actual governo, esta é a radiografia do país feita por António Perez Metello no suplemento de economia do JN:
"...a Economia ainda não deu a volta para a maioria da população; a Justiça aparece aos cidadãos como uma máquina desconjuntada que enlouqueceu; na Educação, os professores, em vez de mais estabilidade no posto de trabalho, defrontam-se com outra máquina burocrática disléxica e os alunos não recebem impulsos visíveis para subir em todos os graus o nível de ensino ministrado; na Saúde, há coisas novas mal explicadas (Hospitais SA e genéricos) e coisas antigas embaraçadamente caladas (aumento geral das dívidas aos fornecedores); no Fisco...com seis em cada dez empresas a dizerque ganhar dinheiro não é com elas..."
Mas Portugal está nos Quartos-de-Final do Euro 2004 e isso é do que o meu povo gosta...

V - Emprego
Estas são as profissões mais pedidas nos classificados do JN:
1. Vendedores - 33%
2. Empregados de Construção Civil - 8%
3. Electricistas - 6%
4. Recepcionistas - 6%
5. Mecânicos - 5%
6. Costureiras - 4%
7. Cabeleireiras - 4%
8. Administrativos ligados à área comercial - 4%
E viva os vendedores...
Sem comentários:
Enviar um comentário