sexta-feira, julho 30, 2004

Zeca Afonso, Hitler e a II Guerra Mundial, Sociologia de Shopping segundo Karl Marx e Marketing de Hipermercado

I - Zeca Afonso

Caso fosse vivo, no próximo dia 2 de Agosto Zeca Afonso faria 75 anos.

Aveiro, a cidade que o viu nascer comemora a efeméride com uma homenagem na próxima Segunda-Feira, que começa com a inauguração da Avenida José Afonso, perto da Praça Fonte Nova e que se prolonga à noite no Rossio com um concerto de Vítor Almeida Silva (lembram-se do "Zeca Afonso" do Chuva de Estrelas?), natural de Aveiro, seguido de um concerto de Sérgio Godinho.

De destacar ainda uma exposição já patente no hall de entrada da Biblioteca Municipal de Aveiro acerca da vida e obra do autor de "Maio, Maduro Maio".



II - A razão de Hitler iniciar a II Guerra Mundial

Hitler: Então tu andas vestida com umas calças, Eva?

Eva Braun: O que é que queres que eu faça, Adolf? Tu vestes a minha roupa,
eu tenho que vestir as tuas calças. Tenho tudo para lavar.

Hitler: Então e assim como é que brincamos às colegiais?

Eva Braun: Sei lá! Porque é que não brincamos a outra coisa, para variar?

Hitler: Tipo o quê?

Eva Braun: Olha, aos médicos, por exemplo.

Hitler: Ó Eva, estás farta de saber que eu não aprecio nada essa brincadeira. Além disso, onde é que já se viu um médico com um bigodinho
destes?

Eva Braun: Pois é, Adolf. Tu já não me procuras, vestes a minha roupa, andas sempre a cantarolar essa musiqueta do Elton John...

Hitler: O que é que queres dizer com isso? Musiqueta do Elton John? Eu não
ando a cantarolar musiqueta do Elton John coisa nenhuma! Ouviste? É o "Wake me up before you go go", do George Michael!

Eva Braun (enquanto tosse): Roto...

Hitler: Hã? O que é que tu disseste? Roto?

Eva Braun: Disse? Quem? Eu?

Hitler: Roto, Eva? Eu?

Eva Braun: És tu que estás a dizer.

Hitler: Olha, minha menina. Já estou farto dessas boquinhas, percebes? Só
para te calar, sabes o que é que eu vou fazer?

Eva Braun: Possuir-me de um forma tão máscula que eu até perco a fala?

Hitler: Hã? Claro que não! Vou invadir a Polónia e é já! E depois quero ver quem é que é roto!



III - Sociologia de Shopping segundo Karl Marx

Já viram que até nos Shopping Centers existe divisão de classes?

O proletariado, coitado, trabalha de sol a sol vestido com a sua farda do Mc Donald's ou limpando a porcaria que a burguesia deixa nas mesas, para assim poder pagar as sapatilhas Nike que os ranhosos dos seus filhos exigem, meros bonecos instruídos pelo grande capital.

A burguesia durante a semana invade os Shoppings à hora de almoço, aproveitando as promoções de 3,50 Euros do "Frango a Peso" ou de qualquer outro "plastificador" alimentar, aproveitando ainda para comprar o Calgonit "lá para casa" na hora e meia concedida pelo patrão. Ao Fim-de-Semana é vê-los passear com a prole no Shopping a olhar para as montras e comprar roupas que certas marcas espanholas nos ímpingem como "fashion".

Os Capitalistas e seus aspirantes também gostam de Shoppings, embora não da mesma forma que a burguesia. Assim, para não se misturarem com "o povo", existem os "restaurantes", com mesas próprias, separadas "dos outros", onde se come o mesmo que nos restantes "botecos" do Shopping mas pelo triplo do preço, tendo por outro lado a vantagem de se ver em redor pessoas tão "bem" como eles. Esta regra também é válida para as lojas de roupa e acessórios, é como uma espécie de Apartheid Económico.



IV - Marketing de Hipermercado

Já notaram naquelas caixinhas "Smint"?

"No Smint, no Kiss"...

Sim, são essas.

Acontece que esse pessoal não é estupido e sabendo até ao mais ínfimo pormenor qual o comportamento do consumidor nos templos do consumo, agem de forma a obterem mais lucro desse comportamento.

Se não, vejamos:

No local das chicletes e doçarias, onde o smint se enquadra, só existem caixas smint em packs de 2 ou 3, enquanto que nas ilhas imediatamente antes das caixas registadoras apenas existem caixas smint vendidas à unidade.

Acham esta colocação inocente?

Não, longe disso, esta é a explicação, quem gosta do sabor dos smints vai ao Hiper já com a intenção de compra na memória, o que o leva a dirigir-se à secção das doçarias comprar uma ou mais caixas de smint. Para quem pensava comprar apenas uma e vê apenas "packs", o mais normal é que acabe por comprar o pack, comprando 2 ou 3 caixas em vez da 1 inicial.

Como qualquer marketeer sabe, quanto mais quantidade se compra, mais se consome por semana, originando um aumento do consumo de smints e mais lucro para a empresa.

Esta é a explicação para os packs.

A explicação para as unidades nas ilhas perto das caixas também é fácil, elas estão lá à espera das pessoas que ainda não foram atendidas nas caixas e no momento de espera têm a atenção dispersa. Como o que lhes está mais próximo do olhar (e consequentemente da atenção) é a ilha com os smints, existe uma forte possibilidade do consumidor comprar uma caixa ("isto até é barato" - pensa o consumidor) para experimentar ou então como forma de satisfazer o impulso consumista e de satisfação.

Sem comentários: