domingo, setembro 26, 2004

Matemática para Comerciais

Ontem, entre uma vitela assada regada com tinto do Dão e a sobremesa, falou-se de custos e ao explicar aos convivas como se calculava os custos mensais de actividade num guardanapo, dei por mim a utilizar os raciocínios aprendidos nas cadeiras de Matemática na Faculdade.

Eis um exemplo da explanação:

CUSTOS COM COMBUSTÍVEL: [K x 22 / (100/C)] x P = X

K - kms diários; C - Consumo de combustível por 100 kms; P - preço do combustível;
22 - nº dias úteis (média); X - Custo Mensal com Combustível

A meu ver, o ensino da Matemática sofre de dois defeitos:

Primeiro, muito do raciocínio usado na aprendizagem é puramente teórico, usando os alunos incógnitas e letras suficientes para fazer uma sopa, ou seja, não existem exercícios práticos onde os alunos possam ver aplicados "no mundo real" tudo o que aprenderam.

Segundo, mesmo quando existem exercícios práticos, muitas vezes os alunos não estão sensibilizados para a importância daqueles cálculos na sua vida profissional, pois pois muitos deles ainda não tiveram contacto com "o mundo do trabalho" e desconhecem as suas rotinas e exigências (eu que o diga!).

Solução? Um maior contacto com as empresas, talvez criando uma cadeira de estágio logo a partir do segundo ano do curso, em que os alunos aplicassem na prática das empresas os conhecimentos recebidos nas salas de aula. Talvez assim os alunos se sentissem mais motivados para aprender.



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