quinta-feira, setembro 02, 2004

Women on Waves



Sobre este caso não vou falar do tema do Aborto/IVG em si mas sim do aspecto político que encerra este "fait divers".

A atitude dos Partidos Políticos perante este caso reflecte a situação actual da partidocracia em Portugal, se não vejamos:

PP - Paulo Portas e os seus boys "bem" com corte de cabelo à "Cascais" e fato Armani, de acordo com a sua cegueira reaccionária, decidem impedir a entrada do barco da organização em Portugal com fundamentos inadequados à situação, afinal em que aspecto é que um barco-clínica põe em causa a soberania portuguesa? Cá para mim eles têm medo é das holandesas...Finalmente o Paulinho mandou uma fragata, denominada F486, fazer de cão-de-guarda ao barco. Como curiosidade, o código farmaceutico para a pílula abortiva é RU486. Ora digam lá que o homem não tem sentido de humor...

PSD - Embaraçado com a situação, Santana Lopes procura não queimar-se deixando Portas comandar o governo (mais uma vez) nesta situação e por outro lado estando disposto a discutir com a oposição a lei da IVG/Aborto. O resto do partido divide-se entre o apoio ao PP, o meter a cabeça na areia e a crítica, na sua maior parte apenas audível nos corredores.

PS - À falta de um líder que una a Hidra em que se tornou o Partido, vozes secundárias falam em nome do mesmo apoiando a vinda a Portugal da organização. Sempre é melhor ocupar os media com algo deste género do que chamar a atenção para os verdadeiros problemas do país, a Educação, a Saúde, a competitividade da Economia, etc, problemas que actualmente são secundários se comparados com as eleições dentro do Partido e com o virar à Direita ou à Esquerda do mesmo.

CDU - Faz lembrar um barco que está a afundar-se mas onde só alguma arraia miuda se apercebe disso. Lembram-se da Orquestra no Titanic? Tocou sempre durante todo o processo naufrágio...É o que acontece aqui, a Cassete de há 20/30 anos toca, toca, toca...Até um dia. Tenho pena que "Os Verdes" sigam neste barco, o Ambiente esteve sempre em plano secundário em Portugal e pior estará quando o PEV desaparecer. Posição CDU sobre o Aborto/IVG? "Segundo a cartilha de 1900 e troca o passo do PCP, a CDU apoia o Aborto e todas as iniciativas proletárias de apoio ao mesmo..."

BE - Irreverentes, despreocupados, não usam gravata. Sobre a IVG o BE (Bloco para os amigos) é 100% a favor, em nome da liberdade individual e coiso e tal, porque a malta é jovem e irreverente. Foi o Bloco quem lembrou à organização holandesa que Portugal não é uma província espanhola e que a lei da IVG é muito restritiva. E os charros também devem ser legalizados e, e...é assim o nosso programa de governo.

Sem comentários: