sábado, outubro 30, 2004

Novas de Estarreja City

I - Esteiro da Aldeia em Pardilhó



Depois do Jonas ter publicado um post sobre os belos e numerosos Cais da Murtosa, decidi também procurar os cais de Ria do concelho do qual sou natural.

Este Sábado fui a Pardilhó, segui as indicações na estrada e fui ter ao Esteiro da Aldeia, conhecido de alguns por ser poiso da canoagem do Saavedra Guedes.

Lá encontrei um cais com boas condições, pleno de barcos e como qualquer local de pescadores a sério, com uma taberna e meia dúzia de taberneiros discutindo temas importantes (Futebol, Quinta das Celebridades, a vida alheia e mais futebol) acompanhadas por Super Bock's.

Neste local a frase "Estarreja, concelho da Ria de Aveiro" faz sentido. Olha-se em frente e vê-se os braços da Ria serpentear por entre a vegetação rasteira. A Sudoeste a Ponte da Varela situa-nos na planície. Locais como este deviam ser conhecidos por todos os que apreciam um conceito chamado "Qualidade de Vida". A visitar.

Para mais informações clicar aqui.


II - Biblioteca Municipal de Estarreja

Após constantes adiamentos, finalmente visitei a Biblioteca e fiquei impressionado com a quantidade de material disponível e a organização do local.

"Nada mais natural, coisas novas são assim" - pensei.

Mesmo assim e comparando com a de Aveiro, a qual estou mais familiarizado, nota-se que de antiga a Biblioteca só tem a fachada e que existe uma preocupação quase nórdica com o detalhe.

Apesar disso e ao mesmo tempo que lia "O Inimigo Público" dei por mim a olhar em redor e a ter mesma sensação que se tem quando se muda de um Fiat Uno com 15 anos para um Volvo novinho em folha.

Talvez por ter sido a primeira vez. De muitas, espero eu.

Sem comentários: