No entanto os anos foram passando, as prioridades passaram para as rodovias (IP5) e em 1990 a CP fecha os troços Sernada do Vouga - Viseu - Santa Comba Dão, ficando uma amostra da linha original (Sernada - Aveiro) e a ligação a Espinho através do interior do Distrito, que por sua vez foi caindo no esquecimento até chegar a isto...

Este é o abandono a que a linha chegou, mete dó ver composições degradadas, linhas abandonadas, saber que só há dois comboios por dia (1)...

Também custa saber que é uma linha que se fosse aproveitada seria lucrativa, pois passa por locais muito urbanizados (Espinho, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azemeis, Albergaria-a-Velha, Águeda, Aveiro...) e de interesse paisagístico (Vale do Vouga).

Um metro de superfície ou algo do género seria exequível sem grandes gastos numa boa parcela da linha, haja vontade da CP em investir e das Câmaras Municipais em cooperar e chamar a atenção para a oportunidade que se lhes oferece.
Para que este pedaço de história não fique pelos museus...
(1) - Horários da Linha em questão:
-> Espinho - Sernada do Vouga, 4,20 € (Manhã - Tarde)
-> Sernada do Vouga - Aveiro, 1,90 € (Manhã - Tarde)
-> Aveiro - Sernada do Vouga, 1,90 € (Manhã - Tarde)
-> Sernada do Vouga - Espinho, 4,20 € (Manhã - Tarde)
Post Scriptum - Felizmente há quem não esqueça esse passado, como aqui (belas fotos!) ou neste artigo de Carlos Fonseca.
Sem comentários:
Enviar um comentário