domingo, maio 15, 2005
A Intérprete
Decidido ir ao cinema, olhei para a lista disponível.
- Ora deixa cá ver...O Chupeta...XXX2...A Intérprete. Mmmm...Escolha difícil...Os cinemas oferecem tantos filmes de qualidade...Já sei...Pim pam pum...A Intérprete!
Quando entrei na sala, pensei ter-me enganado. Estava vazia, e faltavam poucos minutos para começar. Será que não me enganei?
Por momentos imaginei que seria o único espectador, uma espécie de Michael Jackson em Neverland. Bem, não seria bem o Michael, afinal faltavam as criancinhas...
Fast-Forward, tiremos essa imagem perturbante da mente, já basta o Eminem para desgraças...
Pouco antes de começar o filme, chegam mais alguns espectadores. Somos aí uns sete. Ao meu lado um quarentão com aspecto de Quadro Superior do Funcionalismo Publico lê o jornal com o mesmo nome.
Fecham-se as luzes. Começa o filme.
Duas Horas e Meia depois,
que dizer do filme?
Lembrou-me o Morrisey. Demasiado substrato para a geração pipoqueira, demasiado normal/visto para os alternativos. E no entanto um bom filme.
É verdade que os clichés estão lá. É verdade que o filme podia ser mais polémico (bastava ser no mundo muçulmano). No entanto como thriller funciona bem e existem pormenores a descobrir para as mentes mais inquietas.
Dois exemplos:
1- Tobin Keller representa a América-cowboy-dispara.primeiro.e.pergunta.depois e quem melhor para representar esse papel que o All American Sean Penn? Depois temos Silvia Broome a representar o contrário, a-diplomacia-dos-europeus/resto.do.mundo-cheia-de-boas-intenções-mas-que-só-empata personificada por uma Nicole Kidman de sotaque misto inglês/sul-africano. O choque / Falta de confiança dos dois no início do filme representa as diferenças culturais entre a América e o Resto do Mundo.
2 - Subtil a defesa do Tribunal Penal Internacional (TPI) por parte do realizador Sidney Pollack, no fundo a motivação para Silvia poupar a vida do velho ditador é a crença que vale mais acreditar na justiça do TPI do que na "lei da arma". Pormenor: Os USA não fazem parte do TPI...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário