quinta-feira, junho 02, 2005

BioRia I - A Descoberta




COMO CHEGAR?

Comboio

Sair no apeadeiro de Salreu e caminhar alguns metros em direcção ao Esteiro da localidade.

Sentido Estarreja - Aveiro

Entrar na EN 109 em Estarreja na direcção de Aveiro, passar a rotunda no centro de Salreu e virar na primeira à direita onde se vê uma placa com o dístico "Apeadeiro CP - Cadaval". Seguir em frente, passar a passagem de nível e chegar ao Esteiro de Salreu.

Sentido Aveiro - Estarreja

Entrar na EN 109 em direcção a Estarreja e pouco antes de terminar a subida em direcção ao centro de Salreu, virar à esquerda na placa com o dístico "Apeadeiro CP - Cadaval". Seguir em frente, passar a passagem de nível e chegar ao Esteiro de Salreu.




O PERCURSO

O percurso tem uma forma circular, começando e terminando no Esteiro. Se tiver algum amor à suspensão do seu automóvel é aconselhável deixá-lo no Esteiro e fazer o percurso a pé ou de bicicleta.

Indo pelo lado direito vamos em direcção aos antigos arrozais onde se situam as colónias de aves presentes na BioRia. Seguindo em frente chegamos ao Rio Antuã na represa e o percurso acompanha o Antuã durante algumas centenas de metros. Mais alguns metros e deparamos com o início do Canal que termina no Esteiro de Salreu. Acompanhamos o Canal até ao Esteiro.




LOCAIS DE INTERESSE

A Represa



Já na parte final do Rio Antuã, onde o rio sofre a influência das marés, é possível neste local ver ao fundo o Canal da Murtosa da Ria e para lá dele o Bico ou a Cambeia dos Cardosos (Murtosa).

A Ria



Perto de onde começa o Canal que termina no Esteiro de Salreu é possível ver cavalos no interior dos campos e pescadores à linha na beira da Ria, que aqui aparece larga e farta.


ESTRUTURAS DE APOIO

Esteiro de Salreu e Represa no Rio Antuã



Mesas e bancos corridos em madeira. Caixotes do lixo.


Espalhados pelo percurso encontram-se Cartazes a informar sobre as espécies cinegéticas presentes, a localização em que o utente se encontra e outras informações.

Sem comentários: