domingo, julho 31, 2005

1 dia, 1 disco - 1979

José Cid - 10.000 Depois Entre Vénus e Marte



No último ano da década, este disco surge como o último exemplar de uma certa forma de ser músico em Portugal que daí em diante ficaria out-of-fashion, assim como o próprio José Cid.

O álbum conceptual tem como tema a destruição do Planeta Terra pela acção humana (Guerras, Poluição). Um homem e uma mulher fogem da destruição na Terra para apenas regressarem 10.000 anos depois, descobrindo então que sem a presença humana o planeta regressou à sua beleza original.

O disco é bastante considerado no meio Prog Rock(1) internacional e é com ele que se dá o auge da popularidade deste género em Portugal. Colaboraram no disco Mike Sergeant na guitarra, Zé Nabo no baixo/guitarra e Ramon Gallarza na bateria.

Mas não se pense que 1979 foi só olhar para o passado. Nesse ano seriam editados dois LP's de grande importância para o futuro, o álbum homónimo de estreia dos Go Graal Blues Band de Paulo Gonzo e Música Moderna dos Corpo Diplomático, colectivo resultante da banda punk Faíscas e embrião dos futuros Heróis do Mar.


(1) - Para saber mais e ver como um gringo olha para este disco, clicar aqui.

Sem comentários: