sexta-feira, julho 15, 2005

História para crianças de 5 anos V - Ovar

Era uma vez uma terrinha muito pequenina chamada Cabanões onde toda a gente se dedicava ao comércio, pricipalmente à venda de sal, peixe e vinho.

Os habitantes da aldeia vizinha da Feira chamavam-nos de vareiros, palavra depreciativa porque os achavam muito porcos e como andavam sempre em grupo, diziam:

- Oh suas varas de porcos!...Vão-se embora, não vos queremos na nossa Feira, vareiros! Já deram cabo das lojas dos 300 (cruzados, moeda daquele tempo) e agora vendem o vinho a metade do preço!...Isso é vinho feito a martelo! Vão-se embora, vão p'ra vossa terra...

Ainda por cima a Feira mandava em Cabanões e eles não queriam ser mandados por quem os chamava de porcos...

Queriam rebelar-se mas faltava um líder, um Viriato, um Afonso Henriques, alguém que os inspirasse...Até que esse líder apareceu.

O seu nome era Santa Camarão! Destemido e com a força de dez homens, juntou a força dos homens de Cabanões à língua das peixeiras da sua terra e partiram para a Feira decididos a partir aquilo tudo!

Quando as gentes da Feira ouviram as peixeiras e viram Santa Camarão, assustaram-se e meteram-se todos no Castelo!

Santa Camarão não era homem de se deter com uma simples parede e passou a dar murros ao castelo, tirando uma pedra por cada murro.

Os Feirenses, com medo de levar no pelo, perguntaram o que aquela gente queria.

Santa Camarão declarou:

- Queremos ser livres! Queremos vender onde nos apetece! Queremos...

De dentro do Castelo uma voz trémula diz:

- Oh Var...ehhh....Oooh Var....ehhh...Vocês podem ter tudo o que quiserem...não dêm cabo é do nosso querido Castelo...

Foi nesse dia, que ficou conhecido como o dia Oh Var (para lembrar o dia em que os Feirenses se borraram todos de medo), que Cabanões ficou dono do seu destino.

Anos mais tarde foi feita a última homenagem a esse dia, quando mudaram o nome da então Vila de Cabanões para Ovar.

Sem comentários: