domingo, julho 10, 2005

INSÓNIA (e um filme dinamarquês)

Acordo. Falta pouco para as cinco da manhã.

Tento dormir. Não consigo. Ligo a TV.

RTP1: Filme.
Dois: Basket em cadeira de rodas.
SIC: Malucos do Riso?!?
TVI: Parece uma novela mexicana.

Volto ao primeiro canal. Primeiro estranho a língua. Não é inglês. Talvez sueco.

São tããããoooo monocórdicos...É um bom filme para adormecer, sem dúvida. E a acção? Ao lado deste, uma película do Manoel é um filme de pancadaria!

Certo é que o filme desperta-me a atenção, pois após 5 minutos ainda não percebi nada do mesmo e nem sei sequer se é drama, comédia, terror...Eles não se mexem!!!

Após um quarto de hora, cheguei lá. É uma comédia! Descobri isso quando uma das personagens, um padre, aparece bêbado em casa de um colega. É incrível como mesmo alcoolizados eles não se mexem e ficam hirtos.

Mais 15 minutos e já sei a história. O filme passa-se na Dinamarca e anda à roda de uma classe de alunos que querem aprender Italiano à noite.

Personagens:
- O professor que tem a mania que é macho latino mas no fundo é tão Danish como os outros;
- Jorgen Mortensen, um bronco bem intencionado;
- Uma italiana que mal sabe falar dinamarquês mas como gosta do Jorgen vai às aulas de italiano para estar com ele. Não gosta do professor;
- O padre sofredor que gosta de entornar;
- Uma ruiva dependente de todas as substâncias que conhece;
- Um par de tipas. Fiquei na dúvida se eram lésbicas ou irmãs. Ou as duas coisas.

Para o final o filme ganha acção. É a loucura! Uma das irmãs/lésbicas ganha uma herança milionária e não sabe o que fazer ao dinheiro. A outra irmã/lésbica sugere uma viagem a Itália. Os outros também vão à conta da herdeira.

Veneza. Aqui dá-se a grande surpresa do filme: É uma comédia romantica, tipo "O Amor Acontece". Versão Danish, claro.

O professor vai a um cabeleireiro italiano para um makeover por forma a parecer ainda mais Macho. A ruiva ao ver a transformação dá-lhe uma de atracção fatal e vemos os dois numa ruela a preparar-se para uma rapidinha. (Pena que não se veja nada...)

O Padre encontra-se espiritualmente com Deus e reconcilia-se com a religião.

O bronco Jorgen pensando que a italiana não percebe nada de dinamarquês declara-se a ela. Ela aperta-lhe a mão e responde em dinamarquês perante a cara de espanto dele.

Cena final: estão todos a jantar pasta felizes da vida e o padre diz: "- Vou vender o Maserati, encontrei o que queria."

De seguida aparecem os créditos finais em forma de cartões, acompanhados pela musica mais deprimente que alguma vez ouvi...

Sem comentários: