quarta-feira, agosto 03, 2005

1 dia, 1 disco - 1981

Heróis do Mar - Heróis do Mar



1981 foi um dos melhores anos de sempre na música portuguesa, vários foram os LP's memoráveis, como o disco homónimo dos Taxi (Chiclete, TV WC), Canto da Boca de Sérgio Godinho (Com um brilhozinho nos olhos), À Flor da Pele, o disco de estreia dos UHF (Cavalos de corrida), ou ainda o primeiro disco urbano dos Trovante, Baile no Bosque.

Para além destes LP's, outras bandas editaram músicas nesse ano que ficaram para a história, como Destruição dos CTT, Patchouly dos Grupo de Baile, ou Se cá nevasse...(Fazia-se cá ski) dos Salada de Frutas.

Escolhi da colheita desse ano o álbum de estreia dos Heróis do Mar, pela estética inovadora para a época, uma espécie de Duran Duran + Spandau Ballet + nacionalismo imperialista, pelos temas (Amor é o mais conhecido) e também pelo que os elementos da banda representaram e representam para a MMP:

- Pedro Ayres Magalhães foi o fundador e principal mentor dos Madredeus e Resistência.

- Pedro Paulo Gonçalves e Rui Pregal da Cunha fundaram os LX-90, tendo posteriormente emigrado para Inglaterra e alterado o nome para Kick Out of The Jams. Em 98 Pedro Paulo Gonçalves realizou ainda o projecto Ovelha Negra.

Carlos Maria Trindade foi A&R da Polygram tendo saído para substituir Rodrigo Leão nos Madredeus. Produziu discos de Delfins, Radio Macau e Mariza, entre outros.

Sem comentários: