quarta-feira, agosto 24, 2005

1 dia, 1 disco - 1991

Sitiados - Sitiados



Num ano riquíssimo em discos marcantes, os quais (1) de Jorge Palma, Uma Revolução por Minuto dos LX-90(2), Uno Dos dos Repórter Estrábico(3), Palavras ao Vento dos Resistência(4), ou Perto de Deus(5) dos Ritual Tejo são alguns exemplos, escolhi o trabalho de estreia dos Sitiados(6), pois marcou um ponto de viragem na redescoberta da música tradicional portuguesa.

Os Sitiados foi mais uma banda que surgiu em finais de 80 no Rock Rendez Vous, navegando nas mesmas águas de uns Pogues à portuguesa e ganharam alguma visibilidade com o tema A Noite, mais tarde imortalizado pelos Resistência.

Meses antes da gravação do disco de estreia, Sandra Baptista entra para a banda que com o seu acordeão ajuda a definir a fusão entre tradicional e moderno, característico no som do disco e da banda, no qual A cabana do Pai Tomás é apenas um exemplo.

Graças a Vida de marinheiro e aos concertos plenos de energia que agradavam a pessoas dos 8 aos 80 anos, o disco tornou-se um sucesso e abriu portas para outras bandas que remavam no mesmo barco (ex: Quadrilha(7)).


(1) - "só" contém Estrela do Mar, Frágil, Bairro do Amor, Deixa-me Rir...Pensando bem, nem sei porque não escolhi este disco...

(2) - A primeira vez que os vi foi num programa do Júlio Isidro e fiquei de boca aberta com a estética e o som deles, lembro-me de pensar algo tipo: "Eh pá, isto é muito à frente!..."

(3) - Estes também eram muito estranhos e o António Olaio era o pior deles, figura sinistra, na altura fiquei na dúvida sobre o que ele parecia, se com um PIDE ou um "comedor de criancinhas" (na altura não conhecia o termo "pedófilo"), ou então um PIDE comedor de criancinhas...

(4) - A MEGA BANDA da altura, uma espécie de dream team da MMP com membros dos Delfins, Xutos, Madredeus e um jovem Olavo Bilac de óculos, cabelo curto e boné, já com a voz de bagaço que depois usou para se desgraçar nos Santos e Pecadores.

(5) - Começaram tão bem...

(6) - Ai as recordações...Ainda me lembro de ouvir este trabalho de ponta a ponta no regresso de um passeio de escola em que os alunos decidiram acompanhar as músicas no uníssono possível depois de umas garrafas de whisky, vodka e primos...

(7) - "Ai caramba, aquilo é que havia de ser caramba..."

Sem comentários: