quarta-feira, setembro 21, 2005

1 dia, 1 disco - 1996

Três Tristes Tigres - Manual de Sobrevivência


Um projecto difícil de pronunciar, especialmente se dito depressa. Um pouco como a sua música, pouco imediata mas que cresce à medida que a vamos ouvindo. Com letras baseadas em histórias do quotidiano e interessantes mutações sonoras dentro da pop refinada, este é sem dúvida um dos melhores projectos da MMP da década de 90.

Os TTT, nome porque também são conhecidos, começaram em 1992 como trio feminino, composto por Ana Deus (vocalista, ex-Ban), Paula Sousa (teclista, Repórter Estrábico) e Regina Guimarães (letrista e professora).

Sediadas na cidade do Porto, editaram o aclamado primeiro álbum Partes Sensíveis, do qual destacou-se Mundo A Meus Pés, o qual obteve bastante airplay nas rádios.

Em 1993 Paula Sousa sai do projecto e Alexandre Soares (Ex-GNR, ex-Pastorinhos de Fátima, ex-Zero) passa a membro dos TTT. Em 1996 Guia Espiritual traz ao projecto o momento de maior consagração com Zap Canal.

Em 98 os TTT editam Comum, último álbum de originais, que ao contrário do título, é o mais estranho e incomum dos três trabalhos do projecto, curiosamente também aquele que melhor resiste ao passar dos anos...

Nota do autor: 1996 teve dois discos de estreia a merecer destaque, Alternative Prison dos Multinacionais-Multiestilos Primitive Reason e o disco homónimo dos Danças Ocultas, curioso quarteto de concertinas que marca a sua diferença na MMP. E têm um blog.

Sem comentários: