quinta-feira, outubro 27, 2005

1 dia, 1 disco - 2002

Linha da Frente - Linha da Frente



Um projecto que começou em 1999 como forma de celebrar os 25 anos do 25 de Abril e terminou no melhor disco de 2002.

Sob o título Rock e Revolução, este projecto nasceu da conjugação de esforços de um conjunto de pessoas: João Aguardela (Sitiados e Megafone), Luís Varatojo (Despe & Siga), Viviane (Entre Aspas), Dora Fidalgo (Delfins), Janelo (Kussondulola), Prince Wadada e Rui Duarte (Ramp).



Neste trabalho interpretam um conjunto de temas, baseado em poemas extraordinários de autores portugueses como Fernando Pessoa, Natália Correia, António Aleixo, Manuel Alegre, António Ramos Rosa, Ary dos Santos e Alexandre O´Neil.

Para além das letras de qualidade inatacável, a música navega pela pop, música tradicional, electrónica, hip hop, dub, etc, dando um colorido inesperado a um disco intrínsecamente português.

O meu destaque vai para As Facas, Não Posso Adiar o Coração, Solidariedade e Capítulo I.

Alinhamento:
1 - A FACA
2 - METRO
3 - CAPÍTULO I
4 - MOVIMENTO
5 - CANÇÃO
6 - SOLIDARIEDADE
7 - NÃO POSSO ADIAR O CORAÇÃO
8 - CORO DAS VOZES CATIVAS
9 - AS FACAS
10 - PERFILADOS DE MEDO
11 - SONETO
12 - NEVOEIRO


2002 não foi dos melhores anos da MMP, com poucos trabalhos capazes de rivalizar com o acima descrito, no entanto há que destacar o novo fado de O Descobridor de Cristina Branco, Sweet moods and interludes dos Coldfinger, Madredeus Electrónico, Undercovers de Maria João e Mário Laginha e Pop songs and Rock people dos sweet poppers Plastica.

Sem comentários: