quinta-feira, janeiro 26, 2006

Me n' Madonna

Como disse anteriormente, conheci a loira-que-afinal-é-morena através de Like a Virgin em 1984, tema que curiosamente não pertence a nenhum disco.

No ano anterior Madonna tinha-se estreado com o disco homónimo dos quais Borderline e Lucky Star foram os dois temas mais conhecidos, se bem que desconhecidos do ouvinte da rua.

Depois de Like a Virgin, Madonna voltou aos tops em 86 com o álbum True Blue, do qual lembro-me de ouvir La Isla Bonita e de achar o tema bonito. Na altura Papa don't preach também teve destaque, se bem que essa música só iria despertar a minha atenção (e compreender) mais tarde, já na adolescência.

1989 é ano de lançamento de Like a Prayer, disco que contém dois temas que cada um à sua maneira me marcaram bastante, que são o tema que dá título ao álbum e Oh Father.

No ano seguinte sai Immaculate Collection, um best of que contém o sensual Justify my love, que muda a forma do público olhar para Madonna. Pelo menos a minha mudou e de que maneira(1)...

Erotica, o álbum choque. Juntamente com o livro Sex, a artista-virada-dominatrix irrompe em 1992, onde usa e abusa do sexual. Com resultados mistos. Foi um disco que me bateu ao lado, até porque esse ano teve edições mais interessantes de sacar para K7 (o ipod de então)...Mesmo assim, dois temas do disco fizeram parte da minha banda-sonora desse ano: Fever e principalmente Deeper and Deeper, sinónimo de festas nocturnas.

Curiosamente o álbum seguinte (Bedtime Stories, 94) não teve grande sucesso comercial e no entanto acho-o bastante interessante. Li antes do disco sair que Bjork, a minha musa musical de então, iria colaborar no disco. Fiquei logo de antenas em alerta. Quando saiu achei um bom disco, com temas não muito imediatos mas talvez por isso bem mais interessantes.

Chegamos a 1998, ano de Ray of Light, o disco pelo qual Madonna vai ser lembrada daqui a 50 anos. Ok, por este e por Erotica. Mas para mim será sempre este, o disco mais equilibrado da senhora.

A partir daí os discos têm sido downhill na atenção que lhes presto, fico-me por ouvir os singles no rádio...

"Every little thing that i say or do..."


(1) - DORA: foi este o ano de que te falei anteriormente...

Sem comentários: