I - Herman José sem bolinha
Após meses sem ligar ao Herman SIC, assisti ontem ao programa, saudoso dos bons tempos do Parabéns, para não falar de programas mais antigos, na esperança que os retoques impostos por Francisco Penim fizessem algo mais que retirar a bolinha vermelha do canto superior direito.
Ao ver o programa senti a dada altura uma sensação de déjà vu que identifiquei de imediato. Lembrei-me da campanha de Soares nas Presidenciais e da frase: "A mesma água não passa duas vezes na mesma ponte". A fórmula que resultava anos atrás pode não resultar em 2006. O caso de Soares já está mais que provado, relativamente a Herman José veremos as cenas dos próximos capítulos.
Nota do Autor: As saudades que tinha de Lauro Dérmio e dos seus "Let's luk ata traila"...Se bem que o original tinha muito mais piada.
II - Fim da Grande Reportagem
Terminou um projecto interessante do jornalismo português, a Grande Reportagem (GR). Ao longo de anos acompanhei o percurso da revista, primeiro na sua versão independente, depois acoplada ao JN de Sábado, lendo com interesse as foto-reportagens, colunas de opinião, crónicas, artigos-tema que nos mostrava várias realidades deste globo achatado.
Isto sem esquecer a genial campanha publicitária das bandeiras. (Ver mais aqui e aqui)
Acompanhei com pena as derradeiras edições da revista, sabendo de antemão do seu triste final. Dia 7 de Janeiro foi a primeira GR do ano e a última edição.
Nela encontramos uma espécie de best-of do que foi a revista, Esquece tudo o que te disse, é uma compilação de tiradas cómicas das personagens hilariantes que pululam por aí, de Eduardo Prado Coelho a Valentim Loureiro, de José Cid a José Sócrates, estão todos lá.
As sete partidas do mundo mostra em fotos o mundo global, o de cá e o de lá, dos tropas americanos nos Açores à guerrilha na Libéria, do traço de Cartier-Bresson às primeiras fotos de Lisboa, o mundo numa revista.
Vou guardar a revista como testemunha de um tempo.
Nota do Autor: Em substituição da GR surgirá a Noticias Sábado, que a avaliar pela capa do teaser, não mais é que reprodução da fórmula Notícias Magazine, uma revista feel-good que não irá acabar com as saudades da GR...Oxalá me engane.
III - Zé de Bragança
Por falar em Notícias Magazine (NM), a NM tem uma crónica da personagem Zé de Bragança, uma espécie de Zé Povinho XXI, no qual este Domingo tinha dados interessantes:
1 - O Euro 2004 custou o dobro do previsto, fonte Tribunal de Contas;
2 - Há mais médicos que enfermeiros ou camas no SNS, fonte Direcção Geral de Saúde;
3 - O absentismo dos professores ronda os 10%, fonte Ministério da Educação.
Juntemos a estes dados a brilhante máquina judicial ou a evasão fiscal e está feito o retrato de grande parte do nosso atraso.
IV - Portal de Música Portuguesa
Um link a não perder. Uma ideia a desenvolver.
segunda-feira, janeiro 09, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário