domingo, fevereiro 19, 2006

Rock n' Roll - 1956



O ano Elvis Presley.

Depois das primeiras ameaças, o Rock finalmente conquista as tabelas sendo Elvis Presley a estrela mais cintilante da constelação, foi ele que juntou o Roll ao Rock com gestos e movimentos que lhe granjearam a alcunha de Elvis The Pelvis e que fariam corar muitos robots das boyband actuais...



Nascido em 1935, Elvis Aaron Presley cresceu no Tennessee e em 1953 gravou uma demo nos Sun Studios. Os temas, duas baladas country, chamaram a atenção de Sam Phillips, dono do estúdio e da Sun Records, o qual pediu-lhe para gravar mais temas.

A dada altura das gravações Elvis decide cantar "That's All Right", um tema blues e Sam Phillips finalmente encontra o que há muito esperava: Um branco capaz de cantar Blues como um negro.
Assim, em 1954 a Sun Records edita um single de Elvis Presley com "That's All Right" e "Blue Moon of Kentucky", um tema Country cruzado com Rock, inventando-se assim a fórmula do Rockabilly.

A partir daqui a espiral de sucesso não parou, começou na rádio local, depois regional, nacional e terminou na emergente Televisão, tudo isto com inúmeros concertos a suportar o crescimento. Até que no final de 1955 a gigante RCA Records adquiriu os direitos de Elvis e criaram-se as condições para o boom do ano seguinte...

Com quatro nº1 (Heartbreak Hotel, Don't Be Cruel, Hound Dog e Love Me Tender), Elvis roubou a atenção da juventude aos valores estabelecidos de então (Dean Martin, Frank Sinatra), devedores das Big Bands, do fato aprumado e da pose rígida, mudando o cenário musical para sempre.

Elvis escancarou as portas que Bill Haley tinha aberto e outros jovens lobos seguiram-se na escalada do sucesso, como Roy Orbison, Johnny Cash ou Jerry Lee Lewis.

A abertura das portas ao Rock também permitiu que artistas negros barrados pela segregação racial ascendessem ao sucesso, como foram os casos de Little Richard, Chuck Berry ou até um artista algo off-tempo com o Rock como Fats Domino.

Sem comentários: