Rock queria dizer "Dança indecente", ou de forma mais explícita, "Dança da tusa"(1) e era muito associada a certos estilos de R&B, os quais no início da década de 50 permaneciam na penumbra da segregação racial.

Bill Haley ainda na fase Country
O primeiro a conseguir gravar músicas para Rock(2) , e por inerência, o inventor do Rock, foi Bill Haley, um artista Country que gravou Rocket 88 em 1951 e Rock the joint no ano seguinte. Consciente de que a sua música era algo de novo para o público branco de então, decidiu mudar a imagem com que se apresentava em palco e lembrando-se do cometa com o seu nome (Halley), formou uma banda chamada The Comets.
Foi assim que em 1953 Bill Haley & The Comets lançaram "Crazy Man, Crazy", o primeiro tema Rock and Roll a atingir notoriedade e a passar na televisão, nomeadamente fazendo parte da Banda Sonora de uma série televisiva com uma estrela em crescendo chamada James Dean.

Mas o verdadeiro êxito e passaporte para a lenda foram "Rock around the clock"e "Shake, Rattle and Roll"(2), lançados em 1954, os quais demoraram a descolar, só ganhando embalagem quando o primeiro tema fez parte da banda sonora do filme The Blackboard Jungle (1955), com Glenn Ford e que tornou "Rock around the clock" o primeiro tema Rock a chegar ao top da tabela Billboard e abriu as portas para o que viria a seguir...
Bill Haley teve ainda mais um êxito em 1956, com "See you later, Alligator", mas foi o canto do cisne, pois nesse mesmo ano foi ultrapassado por outro artista mais novo e provocante...
- Uma nota final sobre 1955, nesse ano Johnny Cash editou "Folsom Prison Blues", o seu primeiro disco e nele incluía-se "I Walk The Line", o seu primeiro hit na tabela Country.
1 - Rock, tusa...estão a ver a ligação, certo?
2 - Mais uma vez a insinuação sexual presente, pois Shake, Rattle and Roll referiam-se a certos movimentos "indecentes" feitos durante a dança.

Sem comentários:
Enviar um comentário