sábado, abril 29, 2006

Rock n' Roll - 1968



O ano de Jimmy Hendrix.

Depois de surgir no ano anterior com o tema Hey Joe!, Jimmy Hendrix lança em 68 o álbum pelo qual ficará nos anais da história, Electric Ladyland.

O álbum duplo reflecte a variedade de estilos abarcada pelo guitarrista, desde o Rock psicadélico de Burning of the Midnight Lamp, passando pelo blues-soul de Voodoo Chile, a guitarra wawa de Voodoo Child ou o prenúncio do Prog Rock, 1983 (A Merman I Should Turn To Be).


Capa de Electric Ladyland

Mas a música de maior sucesso deste álbum chama-se All Along The Watchtower, versão de uma música de Bob Dylan e considerada melhor que o original pelo próprio Dylan, sendo vista como o ponto alto da obra de Hendrix.

Perfeccionista como poucos, as gravações do disco demoraram vários meses devido à insistência de Jimmy em fazer takes(1) de forma incessante até ter as músicas exactamente como queria.

Este foi o ano da confirmação do movimento hippie e de intensa luta política(2), o qual chegou à Europa através da Sorbonne e do célebre Maio de 68.

Apesar de tanta actividade social e de contra-cultura, a colheita musical de 68 (excluindo Electric Ladyland) não foi excepcional, pois para além da confirmação dos Doors e intoxicação de Hey Jude's dos Beatles, apenas Born To Be Wild dos Steppenwolf e Jumpin Jack Flash dos Rolling Stones sobreviveram ao passar dos anos.

Numa nota final e em jeito de curiosidade, foi neste ano que David Gilmour ingressou nos jovens Pink Floyd, substituindo o fundador Syd Barret que tinha sido internado num Hospital psiquiátrico...


(1) - Para gravar Gypsy Eyes foram necessários 43 takes e a média de takes por música do disco ficou nos 20.

(2) - Direitos civis, Guerra do Vietname, Luta pela igualdade entre sexos e raças, etc.

Sem comentários: