segunda-feira, junho 12, 2006

Rock n' Roll - 1972

Schoooooooool's out for summer!!! Schoooooool's out for ever!!!!



É assim que começa um dos clássicos deste prolífico ano, School's Out de Alice Cooper.

Ao contrário do que é pensamento corrente, Alice Cooper começou por ser uma banda e só mais tarde é que o vocalista Vincent Furnier começou a associar o nome à sua pessoa.

O álbum School's Out de 72 já era o quinto na carreira da banda e confirmou a viragem feita no ano anterior em direcção ao Heavy-Metal e às influências Góticas, visíveis nos espectáculos ao vivo, onde o uso e abuso do Gore, a simulação de torturas e o apoio explícito à Guerra do Vietname (!) destacavam-nos das restantes bandas pós-hippies pacifistas como os Grateful Dead.

Este tema é o maior sucesso de sempre de Alice Cooper e reza a lenda que os Pink Floyd se inspiraram neste tema para escrever Another Brick in The Wall (1).

Longe iam os tempos do primeiro álbum Pretties for you (1969), onde o som se aproximava dos devaneios de Frank Zappa e as letras afloravam a androgenia e a homossexualidade.

Depois de um segundo disco no ano seguinte (Easy Action(2)), ter mais uma vez falhado os objectivos de vendas, a banda mudou-se da Califórnia para Detroit e começou a explorar novas tendências.

Como mais tarde afirmou um dos elementos originais da banda: "Naquele tempo a América não estava preparada para ouvir falar de sexo e androgenia, preferia ver morcegos a serem sacrificados em missas negras".

Por falar em androgenia, se na América era tabu, do outro lado do Oceano era o tema do momento com o êxito brutal de The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spyders from Mars.



Este álbum conceptual de David Bowie descreve a história de Ziggy Stardust, um marciano que vem para a Terra na forma de uma Rock Star que vem viver o ideal Sex, Drugs and Rock 'n Roll mas que acaba em desgraça, consumido pelos excessos da fama.

Considerado o template do Prog Rock conceptual(3), o disco marcou o ponto mais alto do Glam Rock, do qual saíram clássicos como Five Years, Starman e Ziggy Stardust.

Enquanto o Glam reinava na Europa, na América esse movimento passava ao lado do melómano comum(4), então na busca de outras sonoridades mais próximas da Folk.



Foi neste contexto que Neil Young lançou Harvest, #1 na tabela de álbuns, do qual saiu o clássico Heart of Gold, #1 na tabela de singles. Aproveitando a onda folk-rock que levou os The Eagles ao estrelato, Harvest foi o primeiro álbum do canadiano depois do final do projecto Crosby, Stills, Nash and Young e colocou-o no centro das objectivas, algo que o deixou insatisfeito e o fez entrar numa onda mais bluesy e alternativa nos discos seguintes.

Canções a reter do disco: Out on the Weekend, Heart of Gold, Alabama e o enorme The Needle and the Damage Done, talvez a melhor canção de sempre sobre a dependência das drogas(4).

(1) - As influências são visíveis no uso de coros infantis e na temática similar.

(2) - Onde os cinco elementos da banda surgem na capa disfarçados de prostitutas

(3) - Agora vemos onde é que o José Cid foi buscar a inspiração para 10,000 anos depois entre Vénus e Marte.

(4) - "Ziggy Stardust..." não passou da posição #75 da tabela de vendas americana.

(5) - Está no meu TOP 3 de músicas Neil Young e é um dos meus temas favoritos.

Sem comentários: