O encerramento de Lares para Idosos ilegais é algo de preocupante, pois se por um lado é verdade que existem Lares que não possuem as condições mínimas para acolher idosos, por outro esquece-se das razões porque há famílias dispostas a entregar os seus familiares em Lares ilegais.
A primeira começa por ser o número insuficiente de Lares de Idosos ligados ao Estado, os quais estão permanentemente lotados e aos quais só se pode aceder através de listas de espera intermináveis ou por algum conhecimento, vulgo "cunha". E como faltam camas nos estabelecimentos subsidiados...
Vai-se ao privado.
Aqui entra a segunda e talvez a mais importante das razões para o actual estado de coisas: o dinheiro limitado que muitas famílias possuem para pagar um Lar privado.
Muitos dos idosos nos seus 80 e mais anos possuem reformas de miséria que não servem nem para pagar metade da mensalidade de um Lar "oficial", precisando da ajuda dos seus descendentes, os quais mesmo que queiram o melhor para os seus pais/tios/avós (o que nem sempre é o caso), nem sempre têm dinheiro disponível para pagar a diferença.
Conclusão, vai-se "ao mais baratinho"...mesmo que não tenha a assistente social obrigatória, o animador ou que a alimentação não seja controlada. Antes isso que os ter a dormir num sofá ou no corredor e sem supervisão.
Este é um problema "silencioso", que só aparece na Comunicação Social quando a Segurança Social manda fechar à força algum Lar ilegal e só então as TV's lembram-se deste drama e vão filmar o triste espectáculo dos idosos a serem levados para parte desconhecida.
Valia a pena pensar sobre isto...
segunda-feira, agosto 21, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário