quarta-feira, outubro 04, 2006

Geração Verde



Fala-se por esta Europa a 25 dos "Mileuristas", jovens que começaram a trabalhar a partir de 2000 e que não conseguem um mínimo de estabilidade laboral, muitos bastante escolarizados mas que continuam a ganhar pouco mais que o salário mínimo.

Foram baptizados assim pois muitos ganham à volta de 1000 euros por mês, enquanto partilham a casa com colegas e vão prolongando este estilo de vida mesmo para lá dos 30.

E assim não estabilizam, não compram casa própria e os filhos passam a ser projectos longínquos. Para mal da Demografia.

Isto é na Europa, porque os mileuristas portugueses estão ainda pior, se muitos recebessem 1000 euros por mês ficariam bem contentes...

Mas não, a Geração Mileurista portuguesa deve ser chamada de GERAÇÃO VERDE.

Verde de Recibo Verde, essa conjugação de palavras que muitos conhecem perfeitamente pois lidam com eles numa base diária.

Enquanto na TV sindicalistas do sector público manifestam-se por ter de pagar a ADSE, a Geração Verde faz ginástica financeira para pagar os vinte e tal por cento da Segurança Social...Sim, porque a Segurança Social não quer saber se recebem ou não a tempo e horas o ordenado dos patrões...

Há quem fuja dessa situação e tente encontrar uma saída, por mais insólita que seja, desde emigrar (a tal fuga de cérebros), inscrever-se nas Forças Armadas, ou até abraçar a vida pastoral (sim, sim, conheço um caso destes).

É assim o Século XXI, feliz a geração que está a entrar agora na Reforma, serão lembrados como os últimos que beneficiaram do Progresso. Daqui em diante será sempre downhill...

Sem comentários: