segunda-feira, janeiro 22, 2007

Rock n' Roll - 1987

Uma boa colheita musical, desde os indies Yo La Tengo ou Jesus and Mary Chain, passando pelo gótico dos Sisters of Mercy, The Mission ou Peter Murphy e acabando em três grandes discos:



Guns n'Roses - Apetite for Destruction

O disco de estreia dos Guns n'Roses conseguiu juntar dois públicos antagónicos, os thrashers que iam aos concertos dos Metallica ou Megadeth e os seguidores de Bon Jovi e outras bandas Hair Metal.

Misturando referências dos dois géneros com Prog Rock e até Blues, a banda criou um som único que complementava na perfeição a atitude rebelde da banda.

O disco continha temas que se tornaram clássicos do Rock, como Welcome to the Jungle, It's so Easy e o incontornável Sweet Child of Mine.

No entanto, a ascensão à fama também teve os seus espinhos(1), nomeadamente com a resistência inicial da MTV em dar airplay à banda, razão pela qual só em 88 é que o disco teve o reconhecimento merecido.



U2 - The Joshua Tree

Considerado por alguns como o disco mais conseguido dos U2 e um dos melhores de sempre, The Joshua Tree consuma a viragem da banda para as paisagens americanas que já se tinha sentido em The Unforgettable Fire.

Tais influências são mais visíveis em Running to Stand Still ou no bluesy Trip Through your Wires., as quais teriam uma maior expressão no álbum seguinte, Rattle and Hum.

Apesar da viragem sonora para os grandes espaços, as letras continuaram a destacar os temas da actualidade (Bullet the Blue Sky(2); Mothers of the Disappeared(3)), passando pelo Christian Rock de I Still Haven't Found What I'm Looking For e terminando em baladas como o clássico With or Without You.

Um disco obrigatório em qualquer colecção que se preze(4).



REM - Document

O primeiro disco da banda que conseguiu sair do nicho College Rock(5) para as tabelas dos mais vendidos, Document deve o seu êxito principalmente a The one i love, música que não reflecte inteiramente o ambiente de contestação que perpassa no resto do disco e que It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine) tão bem ilustra.


(1) - Tinha de fazer este trocadilho, não pude evitar...rosas, espinhos...get it?

(2) - Bullet the Blue Sky atacava a ingerência política dos EUA em El Salvador. Grande malha...

(3) - O tema versava o drama das mães de vítimas da ditadura argentina de então.

(4) - Comentário parcial de fã.

(4) - Esta subida de Document nas tabelas foi um primeiro sinal da popularidade que este género teria em anos futuros.

Sem comentários: