quarta-feira, abril 11, 2007

Termópilas

A propósito do filme 300 decidi fazer alguns posts alusivos ao tema por forma a complementar o que é possível ver no filme.




A BATALHA DAS TERMÓPILAS EXISTIU MESMO?

Existiu. No séc V ac a Pérsia, uma espécie de União Soviética de então, engoliu todo o Médio Oriente e prosseguiu a sua expansão para ocidente, entrando em luta com os estados gregos que se uniram numa aliança parecida com a NATO para combater o inimigo comum.

Os dois exércitos encontraram-se nas Termópilas, estreita passagem pela cordilheira do Pepoloneso, e depois das primeiras batalhas ganhas pelos gregos, estes encontravam-se em dificuldades perante o imenso (cerca de 400.000 soldados, para além de vários elefantes) exército persa.

A aliança precisava de tempo para recuar e organizar-se de novo, sendo para tal decidido que uma pequena força seria usada para defender a retirada.

Assim, uma força de 300 espartanos, 700 tespianos (Téspia, cidade-estado vizinha de Esparta) e 900 Helotas (Escravos de Esparta) bateram-se de forma heróica durante três dias com os invasores, lançando todas as lanças que tinham ao seu dispôr e atacando depois com espadas os adversários.

Durante esta fase, e já com dois irmãos mortos em batalha, um nervoso rei Xerxes ordena "uma chuva de flechas" persa sobre a zona do confronto por forma a liquidar a força grega, ainda que à custa de parte das suas tropas.

Impressionados com a valentia dos gregos e desconhecedores do seu sentido de humor, os persas perguntaram aos escassos sobreviventes a razão de terem ficado tão poucos soldados para os combater.

Resposta: "Os outros foram para os Jogos Olímpicos".

Sem comentários: