
Aproveitei o facto de arrumar o material trazido da Bélgica para dar uma arrumação geral e inclusivamente abrir malas e gavetas fechadas há anos.
Para além de muita coisa sem utilidade e despachadas para o lixo, (re)encontrei por baixo da minha BD do Astérix os livros escolares que resistiram ao Secundário e também alguns testes da época.
Para além das recordações que os comentários e desenhos efectuados nos livros me trouxeram, os testes criaram-me algumas reflexões, por vezes contraditórias. Se por um lado tive alguma vergonha pelos erros na construção de frases e acentuação, por outro constatei que a minha escrita evoluiu desde então. O que é sempre bom saber.
Mas também reparei noutra coisa: a correcção algo aleatória dos professores, pois se corrigiam a acentuação numa certa palavra, noutras alturas ignoravam erros mais graves...
E sinceramente havia testes com perguntas que não interessavam nem ao Menino Jesus, como o caso de um teste de Geografia ter uma pergunta sobre a agricultura soviética...Em 1993, dois anos depois da queda do Muro de Berlim!
Anacronismos...
Espero que hoje o programa das disciplinas seja mais actual e, já agora, que os professores sejam mais profissionais na correcção dos testes, até porque neste momento a generalidade dos pais já não têm apenas a 4ª classe e acompanham melhor os avanços dos rebentos...

Sem comentários:
Enviar um comentário