segunda-feira, agosto 06, 2007

Datas importantes vistas por um facho e um comuna (I)

25 de Abril

Facho - O dia em que o país começou a andar para trás, a minha família foi expulsa da Quinta das Madalenas pela populaça e até a criadagem se virou contra nós! Uma página negra da nossa história.

Comuna - Vários cantautores cantaram este dia radioso, o dia em que o povo saiu à rua e acreditou em dias melhores. A Revolução dos Cravos durou pouco mais de ano e meio, depois os inimigos da Revolução usurparam o poder e substituíram-na pelos espinhos do Capitalismo.

1º de Maio

F - Estas comemorações fazem-me sorrir, parecem uma reconstituição histórica dos anos 80...Sim, porque se as comemorações fossem actuais, estas teriam o seguinte nome: 1º de Maio, dia do Recibo Verde!

C - A terceira data mais bonita do calendário, desfilamos todos pela avenida abaixo gritando palavras de ordem e chamando nomes ao governo... No final, os discursos, as febras e o tinto! Melhor que isto só o Avante!

13 de Maio

F - A aparição da Nossa Senhora de Fátima, protectora de Portugal junto do Todo-Poderoso. Esta época lembra a minha infância, quando íamos de carro e víamos as gentes do povo, coitadas, andando a pé...

C - Mais uma assombração da Igreja Católica e uma prova que esta quer fazer da religião o ópio do povo. A Igreja, em vez de colaborar com as forças verdadeiramente progressistas como o Muy Nobre Chavez, usa estas iniciativas para tapar os olhos do povo ao roubo que os porcos capitalistas lhes fazem todos os dias!

28 de Maio

F - A verdadeira Revolução. Depois de anos de instabilidade, o General Gomes da Costa desfila pela Avenida da Liberdade à frente de 15 mil homens, expulsando os irresponsáveis da I República e sendo aclamado pelo povo da capital. Nesta altura Salazar, então um desconhecido professor da Universidade de Coimbra desinteressado pela política, decidiu fazer a rodagem do seu Citröen novo até Lisboa e, uma vez lá, foi escolhido para ser Ministro das Finanças, dando-se início a uma época dourada do país, só comparável aos Descobrimentos.

C - Pois, pois...Há muita gente com a eterna saudade destes tempos...Lenine nos livre se esta data voltar a ser comemorada!!!

Sem comentários: