terça-feira, outubro 02, 2007

Rock n' Roll - 1995

Clit Rock, Abóboras e Gente Comum.

Seguindo as pisadas de PJ Harvey, Alanis Morrisette e o seu disco Jagged Little Pill abriram as portas para o êxito do Clit Rock(1).



Jagged Little Pill - Alanis Morrisette

Uma autêntica pedrada no charco do rock mainstream, o primeiro disco adulto da cantora mostra de forma crua e rude uma jovem em conflito consigo própria e com o mundo.

O disco causou grande impacto impacto numa geração e juntamente com bandas como Skunk Anansie (+ a rasgar) ou as Elastica (+ mellow), ajudaram a recriar o movimento feminista que as multinacionais rapidamente trataram de se apropriar(2) e moldar ("If you wanna be my lover..."), criando-se assim as chamadas Moribetas(3).



Mellon Collie and the Infinite Sadness - Smashing Pumpkins

1995 foi o ano Smashing. Espécie de Ópera Rock à moda dos anos 70, este duplo CD (e triplo álbum) inspira-se no clássico The Wall dos Pink Floyd para reflectir à volta do Ciclo eterno do Nascimento, Vida e Morte.

Instrumentalmente mais rico que os discos anteriores, este disco marcou a consagração mundial da banda e enriquecendo-os de dinheiro (10 vezes platina nos EUA) e prémios (7 prémios MTV(4)).



Different Class - Pulp

O que à partida parecia ser mais uma banda baseada no carisma do frontman-crooner-decadente-and-oh-so-british(5), surpreendemo-nos quando ouvimos mais atentamente Common People ou Disco 2000, pois reparamos que para além do ritmo kitch-pop-que-até-apatece-mexer-a-anca, estão letras e sentimentos muito terra-a-terra, ou em alguns casos, sexo-na-terra.

Descrevendo inseguranças (Disco 2000), gente estranha (Common People) e paíxões impuras (Live Bed Show), Jarvis Cocker descreve os seus dias invulgares para alegria das gentes comuns que andam no supermercado de carrinho ...



1 - Nome pelo qual a Skin dos Skunk Anansie baptizou o movimento.

2 - Tal como antes a indústria já se tinha apropriado do movimento grunge, felizmente que este não durou o suficiente para ser completamente descaracterizado pelas roupas de marca ou séries tipo Beverly Hills 90210...

3 - Gajas supostamente muito à frente e rebeldes, que iam aos festivais e até fumavam charros, mas que regressavam a casa no Vitara emprestado pelo papá...


4 - No tempo em que os prémios MTV ainda tinham algum mérito artístico e não se limitavam a ser mais um Show TRL.

5 - Porque será que me lembrei de Peter Doherty e dos seus Babyshambles?!?







Ironic - Alanis Morrisette

Não é a minha música favorita do disco, esse título pertence a Head Over Feet, mas o vídeo deixou-me intrigado e ajudou-me a criar a teoria das personagens que vivem inside our head.



Tonight, Tonight - Smashing Pumpkins

Mais uma vez, não é este o meu tema favorito do disco (esse é 1979), mas o vídeo é simplesmente fenomenal.



Disarm - Smashing Pumpkins

OK, este vídeo não pertence ao disco, nem sequer é deste ano, mas...I love it, e só isso já serve de justificação.


Common People - Pulp

Estive bastante indeciso entre este e Disco 2000, mas acabei por decidir-me por Common People porque retrata de forma pitoresca uma certa classe de pessoas...Enjoy it!

Sem comentários: