sexta-feira, dezembro 21, 2007

O CARALHOZ DE ESTARREJA

Esse estetoscópio do pulsar estarrejense


0 - Veiros, esse mundo desconhecido

Nesta última edição, como é da praxe nesta altura do ano, o CE publica os votos de Boas Festas das 7 freguesias do concelho, sendo que desta vez deu-me para apreciar em pormenor os brasões de cada uma.

Um dia destes vou voltar ao tema e analisar cada um mais em pormenor, mas para já deixem-me expressar a minha perplexidade com o facto de seis das sete freguesias apresentarem um motivo fluvial, talvez referente à Ria de Aveiro ou ao Antuã...É justo, pois todas têm acesso à Ria e duas são banhadas pelo rio.

O que achei curioso é que Veiros, talvez a freguesia mais marinhoa do concelho, tenha um livro, uma espada, um muro e uma árvore como símbolos e água, nada...Ou será que o muro, lá no fundo, no fundo, no fundo...(Bem no fundo)...Representa a Ria?

Esclareçam-me se puderem.


1 - Busto de Bolívar e o embaixador

O CE mostra o embaixador da Venezuela em Portugal a depositar uma coroa de flores no busto de Simon Bolívar e até já estou a imaginar como surgiu a ideia:

Certo emigrante português na Venezuela terá dado com a língua nos dentes e confessado que Estarreja tinha um busto d'El Libertador, vai daí alguém informou Chávez, o qual é devoto de Bolívar e até tem um busto deste no altar lá de casa, ao lado do JC.

Este terá comentado:

- Pero coño, hay revolucionarios en Portugal!?!? Vamonos ya saber mas!

Meu dito, meu feito, telefona para o embaixador da Venezuela em Portugal e dá-lhe instruções para descobrir essa terra de revolucionários.

Ao embaixador não era estranho o nome daquela terra e procurou-a na região autónoma dos comunas (Alentejo). Afinal tinha-se enganado, não era Estremoz.

Estarreja? Estarreja?!?! Donde es eso??? - perguntou-se, até que foi ao Google e descobriu.

Dias depois, cá tínhamos o embaixador a depositar uma coroa de flores no busto de Bolívar e o Zé Eduardo, que não é parvo, mostrou-lhe os sinais da cultura venezuelana, levando-o a almoçar no Libertador e a lanchar na Bolívar, tendo a comitiva depois visitado o Caracas e terminado o dia no Venezuela.

No final da visita, o embaixador declarou:

- A mi me gustó mucho Estarreja, pués que es un poquito de Venezuela en Europa y honran la revolucion bolivariana!


2 - Diana Chaves em Estarreja

Sim é verdade, aquela que povoa os sonhos húmidos de muitos adolescentes vem amanhã a Estarreja pelas 10:30 fazer de Mãe Natal.

Mãe Natal mas em versão light, pois não se deve demorar mais que uma hora, mais que isso já não está no contrato e o cheque não é assim tão gordo que valha o sacrifício de vir à província mostrar o sorriso pepsodent por mais de uma hora...

Sem comentários: