segunda-feira, janeiro 14, 2008

Rock n' Roll - 1999

1999 não marcou a conquista do espaço, embora o universo musical tenha sido enriquecido neste ano com alguns elementos que bem poderiam ter sido enviados numa missão espacial...Sim, este foi o ano da Britney, da Cristina e do Bubblegum Pop. E do Bubblegum Hip Hop (Eminem).

Num ano pré-apocalítico, apesar de tudo existiram alguns raios de esperança num futuro melhor para o mundo da música, nomeadamente...



Depois de uma existência longa e atribulada, os Red Hot Chilli Pepper's alcançaram a maturidade neste disco, distribuindo o produto habitual mas com tonalidades novas e sem que se perdesse a qualidade esperada pelos fãs.

De novo com Frusciante ao comando das guitarras, a voz de Anthony Kiedis encontra-se agora mais madura e próxima da Soul, ao mesmo tempo que as letras reflectem uma profundidade até então desconhecida na banda, pois se antes RHCP eram only fun and games, Californication encontra-os reflectindo nos intervalos da festa.

Destaque para Scar Tissue, verdadeiro clássico que nos embala numa viagem imaginária pelo vazio americano, bem como para Easily, um exemplo do que de novo trouxe Californication para a banda.



Blur - 13

Seguindo-se a Blur, 13 foi o segundo disco dos Blur 2.0 (Pós-britpop), que contou com a ajuda do então mago William Orbit (1).

Depois da energia alternativa patente no disco anterior, Orbit leva-os numa viagem em busca de um som mais mellow e inesperado, usando por exemplo orgãos de Igreja, ao mesmo tempo que a guitarra de Graham Coxon mostra-se em grande forma e omnipresente ao longo do disco.

Destaque para o sincero Tender e o inevitável Coffee and TV, o tal do pacote de leite azul apaixonado...


Uma das tendências mais fortes de final de século foram o Nu-Metal e aparentados, os quais contaminavam as raízes mais pesadas do Metal com genes oriundos do Hip Hop, sendo o disco seguinte um bom exemplo...


Limp Bizkit - Significant Other

Depois de se prostrarem na adoração aos Korn para o primeiro disco, os Limp Bizkit decidiram dar um passo em frente e para além dos elementos Rapcore já presentes no disco de estreia, acrescentaram em Significant Other outros ingredientes, a que não serão estranhas as contribuições de elementos dos System of a Down, Stone Temple Pilots, Staind ou até do rapper Method Man.

Destaques para Nookie, Re-Arranged e Nobody Like You.


(1) - Produtor da Madonna V3.0 de Ray of Light.




Blur - Coffee and TV

Seria difícil escapar a este vídeo! :)



Supergrass - Moving

Sempre achei que os Supergrass nunca tiveram o reconhecimento merecido, sendo um dos melhores exemplos este melancólico Moving.


E para terminar em beleza...


Red Hot Culli Pepper's - Road Trippin'

"Let's go get lost..."

Sem comentários: