segunda-feira, maio 26, 2008

Rock n´Roll - 2004

2004 fica marcado pela emergencia de duas correntes nos dois lados do Atlântico, se nos States assiste-se a uma politização da cena musical decorrente da invasão do Iraque e da reeleição de George W. Bush, na Europa ganha forma uma corrente pós-punk com inspiração estética no início dos anos 80 e que marcará de forma indelével os anos seguintes.

 

American Idiot - Green Day

 

Tendo obtido sucesso a meio dos anos 90 com Dookie, julgar-se-ia que depois de quase 10 anos em curva descendente, os Green Day estariam na pré-reforma, obtendo apenas a atenção dos fãs resistentes.

Puro engano. Ao reinventarem-se como uma banda de Rock musculado e abrangente, a banda protagoniza o seu melhor disco de sempre, coleccionando prémios e singles em catadupa.

Os Green Day inspiraram-se nos The Kinks e The Who para expandir o arco musical da banda e beber na matriz Punk dos The Clash letras que testemunham de forma apaixonada a época em que vivem.

Em resumo, American Idiot é uma obra marcante e serve de registo para a posteridade o sentir de uma América pós-11 de Setembro, estranha, claustrofóbica e securitária.

O melhor disco de 2004 e um dos melhores da década.

 

 

Franz Ferdinand - Franz Ferdinand

 

Inspirados no Pós-Punk e na New Wave, os escoceses Franz Ferdinand ressuscitaram a estética neo-romântica que se julgava enterrada no baú da década de 80 e contextualizaram-na para 2004, criando uma mão cheia de sucessos, como Take Me Out, This Fire ou Matinée.

 

 

Boulevard of broken dreams - Green Day

O meu tema favorito da banda. 

 

Matinée - Franz Ferdinand

Let's party like it's 1979...

 

The Rasmus  - In the Shadows

Guilty Pleasure. Lembram-se?

Sem comentários: