terça-feira, novembro 18, 2008

Olha para o que eu digo...


...Não olhes para o que eu faço!

Foi o que me lembrei ontem aquando de uma peripécia ocorrida pelos caminhos de Portugal. Eu vi tanta coisa linda, tanta coisa sem igual...

Andava numa estrada secundária pejada de sinais limitadores de velocidade quando reparo pelo retrovisor num jipe da GNR mesmo em cima de mim.

"Bem, é melhor cumprir escrupulosamente os limites de velocidade antes que tenha uma surpresa desagradável" - Disse para mim.

Assim foi durante uns três quilómetros, 0s 50 foram escrupulosamente cumpridos tendo o Land Rover com as cores da GNR enchido constantemente o retrovisor.

Até que...

Aproveitando uma nesga de espaço, a viatura da Guarda ultrapassa-me e desaparece em poucos metros do horizonte, desprezando completamente a limitação de velocidade imposta naquele local.

Mais dois ou três quilómetros à frente encontro uma brigada da BT controlando o tráfego nos dois sentidos da via, procurando talvez arrecadar dinheiro para o subsídio de Natal.

"Será que o jipe da GNR deu-se ao trabalho de abrandar quando passou pelos seus colegas?" - Perguntei-me.

Nááá....

7 comentários:

Chantinon disse...

Em Portugal os guardas aceitam propina (suborno)?
Jurava que isso era coisa de Brasil e Bolívia:)

Castanha Pilada disse...

Eu gosto é deles a fazer rotundas por fora, essa e que é!

António Conceição disse...

Ora, provavelmente iam em serviço. E, em serviço, não estão obrigados a cumprir os limites de velocidade.

kimikkal disse...

Chantinon: Alguns sim outros não, é como em todo o lado, gente honesta e desonesta há em todas as profissões.

Castanha: Essa ainda não vi... :)

Funes: Aprendi no código de condução que para se ignorar os limites de velocidade deve-se utilizar sinalização adequada, o que naquele caso seria a sirene e "pirilampos" próprios da polícia. Ambos estavam desligados.

António Conceição disse...

Ora, provavelmente a missão era secreta. E em missões secretas não se assinala a marcha nem se acendem pirilampos. Naturalmente, isto não vem no código da estrada comum, porque, caso contrário, toda a gente ficava a saber da missão secreta. Esta norma que permite aos polícias não respeitar o código nem assinalar a marcha é secreta.
Mas fique atento e veja se dentro de dias não recebemos a notícia que Bin Laden foi detido pela GNR aí nesses caminhos de Portugal por onde andou.

kimikkal disse...

Ficarei à espera. Sentado. Ou até deitado...

Anónimo disse...

Exceder limites?
Rotundas por fora?
Coisas banais para os GNR
Já ia levando com um desses jipes a fazer a rotunda da Barra, no final da A25, em contramão