sábado, agosto 27, 2011

Os ricos e a crise




Depois de Warren Buffet ter pedido para deixarem de "mimar" os ricos e de uma dúzia de milionários franceses e alemães terem dito o mesmo (com outras palavras), está na ordem do dia a possibilidade dos mais ricos pagarem uma sobretaxa para aliviar o esforço de quem menos pode.

Esta atitude de "os ricos que paguem a crise" por si só não vai resolver nada, pois o dinheiro arrecadado com essa sobretaxa, embora sendo apreciável, será uma gota de água no oceano da dívida externa.

A meu ver seria mais sensato dar a seguinte escolha aos ditos milionários: entregar esse dinheiro diretamente ao Estado ou usar esse dinheiro para financiar projetos inovadores e empresas start-up, eliminando-se assim o principal problema de que quem tem ideias inovadoras: O financiamento, pois neste momento falta quem disponibilize capital a projetos de risco.

Esta medida, aliada à cedência de uma percentagem nos lucros das empresas assim criadas aos financiadores, poderia incentivar ao nascimento de novas empresas e à criação de emprego, originando também eventuais proveitos para os milionários, que de outra forma teriam visto esse dinheiro voar para os cofres do Estado.

Sem comentários: