Tempos houve em que era possível ir de Oliveira de Azemeis até Aveiro de comboio.
Tempos houve em que era possível ir de Aveiro a Viseu de Comboio.
Tempos houve em que a CP fazia Serviço Publico.
Na década de 80, fruto de uma política economicista e virada para o alcatrão, dezenas de Auto-Estradas e aparentadas nasceram de forma a que os poderosos deste país pudessem disfrutar dos cavalos das suas berlinas BMW e Mercedes a seu bel-prazer.
Ao mesmo tempo muitos troços de caminhos ferroviários viram o seu fim chegar e muitas outras linhas entraram no esquecimento, como é o caso da linha Espinho-Feira-S. João da Madeira-Oliveira de Azemeis-Albergaria-a-Velha. A fotografia acima retrata o abandono a que está votado uma das estações desta linha.
Quando a coloquei na minha galeria do Olhares.com com o título "Abandono", recebi um comentário de um Internauta inspirado, segundo ele Parece saído de um filme de fantasmas.
Acho que a frase define muito bem a situação, estas estações e linhas são fantasmas do que já foram e a nova CP, a das composições Made in Bombardier, ao melhor espírito economicista das empresas privadas está a fazer tudo para "exorcizar" esta velha CP, memória perdida no Portugal profundo.
Para terem uma ideia imaginem que querem ir de Albergaria-a-Velha até Oliveira de Azemeis utilizando este comboio. Só há dois horários possíveis: 09:46 e 17:27, ora demorando a viagem 50 minutos(!), o dobro do tempo que demoraria se fossem por estrada, chegavam ao destino ás 10:36 e 18:17 respectivamente...Muito bom para quem trabalha!
O regresso seria igualmente anacrónico: quem viesse de manhã só tinha a possibilidade de regressar no comboio das 15:13, caso contrário, só na manhã seguinte, ás 07:53...
Perfeitamente anedótico!
É pena o abandono a que esta linha está votado, pois caso investissem, ela até poderia ser rentável, não nos esqueçamos que passa por concelhos altamente industrializados, onde existe muita circulação de pessoas e mercadorias...Talvez uma espécie de Metro de Superfície, não sei...
Para finalizar, duas notas finais, primeiro, agora que se discutem as portagens na IP5 e se fala na falta de alternativas a essa estrada (alguém sugerir a EN16 como alternativa só dá para rir), imaginem o jeito que não dava a antiga linha ferroviária Aveiro-Viseu. Dá para pensar, não? Segundo, não sei se os nossos governantes sabem, mas o transporte ferroviário é menos poluidor que o rodoviário...
Bicicletas e Ciclovias
Aveiro tem Ciclovias e Bugas. Ovar tem Ciclovias. Murtosa tem Ciclovias. Estarreja tem uma Ciclovia. Melhor, tem um pedaço de ciclovia, que liga Pardilhó à Póvoa mas que não entra na área urbana das mesmas.
Será que Estarreja não tem as mesmas condições das suas vizinhas? Tem, não somos um concelho do interior, não temos declives, e mesmo nos concelhos do interior os pedestres têm vias reservadas para si!
Per si Estarreja não é um concelho convidativo, pois tirando algumas excepções (Casa-museu Egas Moniz, por exemplo) o concelho não tem atractivos que chamem os visitantes, nem se pode dizer que é muito agradável viver em Estarreja, lembra muitas cidades industriais por esse mundo fora, feias e deprimentes.
Dito isto, devia-se potenciar o bom que esta terra tem, o Esteiro (foi muito bom limpar o Canal, esperemos que a requalificação não se fique por aqui) ou neste caso, a criação de ciclovias para os Estarrejenses e não só poderem andar de bicicleta, passear a pé...
Dou aqui uma sugestão: a variante que liga a Póvoa à Recta da Varela tem espaço para se fazer uma ciclovia...aproveitava-se o embalo e ligava-se a ciclovia da Av. do Emigrante na Murtosa a esta nova ciclovia, tal como se podia fazer o mesmo em relação à ciclovia Pardilhó-Póvoa.
Os donos de Audi A3
O nosso carro diz muito sobre nós e eles sabem-no muito bem.
Quem são "eles"?
Quem tem vontade em subir na escala social, quem já teve um Golf mas acha-o muito vulgar, os ambiciosos.
Imaginam tê-lo apenas por 2/3 anos, depois querem comprar um A4, e depois um A6...
Também os há que pensam ter este carro por muito tempo, é um AUDI, é durável...
Esta segunda estirpe pertence à classe média de meia-idade, mas são uma minoria.
A sua maior parte pertence ao primeiro género, ambiciosos nos seus vintes e muitos, trintas e poucos, na sua maioria homens.
Post Scriptum - O Sardina Café, bar de praia que muita tinta fez correr, vai abrir na próxima Quinta-Feira na praia da Torreira. Apareçam!

1 comentário:
Parabéns por este artigo de fundo. As tuas considerações são extremamente pertinentes, nomeadamente no que concerne à Linha do Vouga, cujo desaproveitamento é escandaloso.
Januário
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