quinta-feira, outubro 28, 2004

Blogs e a Censura

Recebi este mail, a ser verdade é muito grave...

Vem isto a propósito do caso Prof. Marcelo Rebelo de Sousa. Nasci e
tenho vivido num pequeno concelho (Pombal) do Litoral-Centro (Distrito
de Leiria). Não milito em nenhum grupo partidário. Sou um simples
cidadão nascido seis anos antes do 25 de Abril de 1974. E como cidadão,
ingénuo a pensar que haveria liberdade de expressão e de opinião, criei
em Julho passado um "blog" na Internet que pretendia ser um espaço de
reflexão e de debate de ideias, com críticas construtivas, sobre o que
está a acontecer na minha Terra. Nomeadamente sobre a actividade da
respectiva Câmara Municipal e outras instituições. Esse "blog" num
espaço de dois meses registou mais de 6.700 visitas, tendo sido
comentado em grande número por outros cidadãos/munícipes. A respectiva
autarquia, presidida pelo social-democrata Eng. Narciso Mota, nunca usou
o princípio do contraditório. Apesar de reconhecer que alguns dos temas
abordados tinham a sua veracidade, alterou alguns procedimentos, dando
razão ao que por lá se escrevia. Reconhecendo que o "blog" era incómodo
para o Poder (leia-se, Câmara Municipal), o senhor presidente entendeu
que a melhor forma de usar o "contraditório" era acabar com o mesmo. Vai
daí, entrou em contacto com a direcção/administração da empresa onde eu
trabalhava e denunciou a sua existência, fazendo ver que o "blog" era
"gerido" em horas de expediente. A direcção da empresa de imediato, e
justificando que aquela situação lesava a relação institucional com a
Câmara Municipal, até porque necessitava desta para legalizar algumas
situações pendentes, despediu-me. Isto, não argumentando com falta de
profissionalismo ou de produtividade. Mas sim, porque o senhor
presidente da Câmara assim os contactou para o efeito. Esclareci a
situação e comprometi-me a eliminar de imediato o "blog", o que foi
feito e aceite. Precisamente um mês depois, e pelo meio alguns encontros
realizados entre o presidente da Câmara e a direcção/administração da
empresa, fui novamente confrontado com o despedimento. E perante duas
opções: instauração de processo disciplinar ou demissão voluntária,
optei pela segunda. Ou seja, a intervenção do senhor presidente da
Câmara Municipal de Pombal neste processo é um facto. Tanto o é que um
dos seus vereadores afirmou perante algumas pessoas "já acabámos com o
blog". Esta situação é notoriamente idêntica à que aconteceu com o Prof.
Marcelo Rebelo de Sousa. Na sua proporção, obviamente. Mas, com um
senão. O meu futuro. Estou desempregado, com duas crianças de 20 meses
para criar, casa e carro para pagar. E esposa também desempregada. E
tanto mais que, ainda há dias, ouvi da boca de um eventual
empregador: "reconheço que és a pessoa indicada para o meu projecto, mas
quando o senhor presidente da Câmara soubesse, caía o Carmo e a
Trindade. E eu não quero ter problemas com esse senhor". É triste que 30
anos depois de uma revolução, ainda haja quem de uma forma nojenta e
vergonhosa, censure as vozes discordantes para que estas não expressem
livremente as suas opiniões.

1 comentário:

Anónimo disse...

necessario verificar:)