sexta-feira, julho 01, 2005

Viagens na Minha Terra I - Santo Amaro

Image hosted by Photobucket.com

Este local fresco e aprazível encontra-se no Largo de Santo Amaro, a cerca de 2 kms de Estarreja, local a descobrir nos próximos tempos, até pela atenção dispensada pela CME, pois entrando do lado de Estarreja vemos um cartaz a anunciar obras de remodelação, iniciativa da Câmara que se aplaude, um pouco na linha do BioRia ou do Esteiro da Aldeia, em Pardilhó.

Era aqui que quinzenalmente se fazia a Feira de Santo Amaro, onde se vendia gado e tudo o que era costume encontrar-se nas feiras.

Vamos ver então as obras no Largo da Feira. Comecemos pela Capela de Santo Amaro.



Na Capela foi recentemente descoberta presença remota, os materiais arqueológicos encontrados “remontam ao neolítico” , tendo por isso, no mínimo sete mil anos, segundo Brochado Almeida, Director das escavações e professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Segundo o mesmo, existem ainda outros achados, “com cerca de dois mil anos atrás, em plena época romana”, afirmando mesmo que a colina ali existente também foi habitada por este povo, já que na altura estávamos a cerca de duzentos metros da costa.




As obras de requalificação da Capela continuam. E a investigação arqueológica?

Passo pelo edifício do "Tasco da Feira", que serviu gerações de locais e feirantes. Fechado e à venda.

Uma vez no Largo propriamente dito, algumas questões me surgiram sobre a tal "requalificação":

1 - Gostaria de saber se vão requalificar as casas de banho do Largo.

Image hosted by Photobucket.com

2 - Também vão requalificar as escadas de acesso ao Alto da Feira?

Image hosted by Photobucket.com

3 - E o bebedouro? E o Fontanário?

Image hosted by Photobucket.com

4 - Será que as velhas árvores estão a ser acompanhadas por forma a não padecerem de alguma doença e morrerem?

Image hosted by Photobucket.com

Estarreja poderá ter aqui mais um ponto turístico em potencial, basta compreender o local e recuperar a sua essencia, fazendo por exemplo uma Feira Antiga no local, para além das iniciativas actuais.

Passo pelo pinhal a leste de Santo Amaro. Chamar pinhal agora é favor, eucaliptal será mais apropriado, tal a proliferação dos mesmos. A vegetação não é tão intensa como como há uns anos mas o que mais me chocou mais foi o lixo à entrada do pinhal/eucaliptal. Muito lixo.



Esta fotografia é apenas um exemplo do estado lastimável de certos trilhos do pinhal/eucaliptal. É isto que queremos deixar às gerações seguintes?

Era bom a CM Estarreja saber a razão disto acontecer, afinal não é só em Salreu que acontecem "barbaridades ecológicas"...O local é muito fácil de saber, fica a menos de um quilómetro da vivenda de uma das mais ilustres funcionárias da Câmara.

1 comentário:

Anónimo disse...

Em santo amaro nunca se fez nada cheito fuck you .|.