Particular - Estarreja
Mega-Moliceiro PSD/PP (64,70%) afunda Mini-Bateira PS (26,45%). CDU mantém-se na jangada habitual. Votos em branco aumentam quatro décimas para 2,46%.
Não era difícil antever este resultado, a sondagem do Diário de Aveiro já o prenunciava e o desespero do PS Estarrejense também o indiciava.
Para opôr a um elenco camarário com obra feita, se mal ou bem fica ao critério de cada um, o PS precisaria de uma equipa que mexesse com o panorama concelhio.
Mas tal não aconteceu. Começou mal com a novela do cabeça de lista e partir daí não mais se recompôs. Em vez de uma campanha mobilizadora, com propostas que levassem os Estarrejenses a votar no futuro, preferiram falar do passado, da paternidade da obra feita, do que o PS lançou, do que o PSD fez.
Não tenho dúvidas que o PS-Estarreja teria decerto propostas interessantes para apresentar. O problema é que falhou precisamente onde José Eduardo brilha: Marketing.
O impacto da candidatura não existiu para além dos cartazes, o Estarrejense comum não sabia o que os socialistas da terra queriam. Ora, mal por mal, mais vale votar no que já conhecemos.
Isto para não falar do cabeça de lista, mais um exemplo dos vários erros de casting do PS Nacional e em particular do PS-Aveiro.
Assim se explica a debacle dos Socialistas em Estarreja e um outro fenómeno pelo qual estava curioso em ver o comportamento: os votos em branco. Aumentaram 20% nestas eleições. O que não admira.
Vários meus conhecidos que são PS desde pequeninos, afirmaram ir votar em branco por não se reconhecerem no projecto desta equipa socialista.
E quando não se consegue convencer nem os acólitos...
Lembra-me aquela música do Carlos Paredes, Mudar de Vida.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário