segunda-feira, dezembro 12, 2005

Fairuz - A lenda



Se Natacha Atlas é Mariza, Fairuz é Amália.

Nouhad, que mais tarde se tornaria Fairuz, nasceu em 1935 no Líbano, sendo descoberta para a música aos 12 anos de idade pelo Director do Conservatório de Beirute. Depois de vários concertos pelo país como folk singer, usando unicamente músicas tradicionais e religiosas no alinhamento, em 1951 Fairuz e os dois irmãos Rahbani, Assi and Mansour, ensaiam algo de inédito, misturando a música tradicional árabe com música clássica e Tango.

Um dos produtos de tais experimentações foi o tema Taib, que guindou os três elementos ao lugar de músicos nº1 no mundo árabe e inclusivamente à edição europeia das suas músicas.

É nesta altura que Nouhad adopta o nome artístico de Fairuz, que em árabe quer dizer "Gema".

A partir desse momento Fairuz construiu uma carreira estelar baseada no mundo árabe mas que lhe permitiu digressões pelos Estados Unidos, Europa, Brasil, etc.

O Daily Mail escreveu o seguinte sobre Fairuz: "...muito simplesmente, Fairuz é uma das artistas mais notáveis do seu tempo, um tesouro internacional ao nível de Ravi Shankar, Miles Davis, Rostoprovich, Pavarotti ou Dylan. Fairuz, a melhor voz feminina do mundo árabe"

Para ouvir e saber mais sobre Fairuz, clicar aqui.

Sem comentários: