terça-feira, fevereiro 28, 2006

Rock n' Roll - 1959

Com a morte do rocker mais badalado de então (Buddy Holly) e da revelação Ritchie Valens, com Elvis na tropa e outros em declíneo (Jerry Lee Lewis), 1959 marcou o início da primeira crise do Rock n' Roll.

3 de Fevereiro - A notícia da queda do avião que matou Holly, Ritchie Valens e The Big Bopper rapidamente tornou-se conhecida. Esta data ficou conhecida como "O dia em que a música morreu" (The day the music died(1)).



Terminou a vida de Buddy Holly e começou o mito, com várias canções ("Crying, Waiting, Hoping", "It Doesn't Matter Anymore", "Peggy Sue Got Married", "Raining In My Heart") de Buddy a treparem as tabelas nesse ano.

O estilo mais cerebral e contido de Buddy Holly relativamente a Elvis Presley funcionou como contraponto dos jovens menos sensíveis ao ritmo contagiante de Elvis, influenciando especialmente a juventude europeia(2).


(1) - Em 1971 Don McLean escreve a música "American Pie" contendo a mesma várias referências a este dia, nomeadamente usando a frase em si.

(2) - Buddy Holly foi umas das principais influências de John Lennon e Paul McCartney, que se lembraram do nome Beatles (Carochas) por analogia à banda original de Buddy Holly, The Crickets (Os Grilos). Os Rolling Stones editaram "Not Fade Away" em sua honra e uma das bandas inglesas de maior sucesso no início dos anos 60 chamavam-se "The Hollies". Para além destes, a obra de Buddy Holly infuenciou artistas tão diferentes como Elvis Costello ou The Byrds.

Sem comentários: