segunda-feira, abril 03, 2006

Rock n' Roll - 1965

O ano do lendário sonho(1) de Keith Richards que originou (I Can't Get No) Satisfaction e guindou os Rolling Stones para o Olimpo do Rock, que até aí era exclusivo dos Beatles, originando a partir daí uma rivalidade que deu pano para mangas.

Mas a grande novidade deste ano foram os The Byrds que introduziram na cena Rock uma fusão entre o espírito da folk intervencionista de Bob Dylan (do qual fizeram a célebre cover Mr. Tambourine Man) e a imagem/linguagem do novo Rock Made in Britain.



Assim nasceu a música que talvez melhor represente os anos 60: Turn! Turn! Turn!

Baseado numa passagem da Bíblia (Ecclesiastes 3:1 - 8), a letra da música é uma amarga reflexão sobre a Guerra e a Paz, e que na altura serviu como hino contra a Guerra do Vietname e o ambiente geral da Guerra Fria.

1965 foi um ano de mudança, com os Beatles a entrarem numa onda mais experimental(2) como é possível ouvir em Norwegian Wood(3), já a prenunciar o movimento hippie dos anos seguintes.

Também a Folk ganhou um destaque inesperado com Bob Dylan no seu auge a lançar Like a Rolling Stone ou Subterranean Homesick Blues e Simon and Garfunkel afirmando-se com o clássico The Sounds of Silence.

As mudanças chegaram inclusivamente aos então conservadores e elitistas(4) Grammy Awards, que pela primeira vez premiaram uma banda Rock, neste caso os Beatles com Best new artist(!) e Best Performance by a Vocal Group na categoria Pop.

(1) - Conta a lenda (Keith Richards himself), que certa noite durante a digressão americana, Keith acordou de repente a meio da noite pois tinha tido um sonho estranho com um som estranho como pano de fundo. Depois de ligar o gravador, tocou na sua guitarra esse som estranho mas a meio do processo adormeceu. Mais tarde Richards apareceu com a gravação junto dos bandmates, a qual consistia em 2 minutos do riff de guitarra de Satisfaction e 40 minutos de silêncio entrecortado com o ocasional ressonar de Keith. Mick Jagger gostou imediatamente do riff e compôs a letra da música, que versava sobre o consumismo indomável dos tempos modernos.

(2) - Curiosamente também foi nesta altura que os Fab 4 começaram a dar-lhe no LSD....

(3) - Música do álbum Rubber Soul que apresenta George Harrison a tocar cítara, tornando-se assim a primeira música pop/rock ocidental a denotar influências indianas.

(4) - Basta ver quem ganhou os principais prémios nesse ano: Álbum do Ano - João Gilberto/Stan Getz (Getz/Gilberto) e Canção do Ano: Hello Dolly - Louis Armstrong.

Sem comentários: