O ano em que os hippies conquistaram o mundo.
Graças ao Festival de Música de São Francisco que decorreu em Janeiro desse ano(1), o movimento hippie ganhou uma enorme visibilidade e foi nesse Festival que John Phillips dos The Mamas and The Pappas escreveu a letra de S. Francisco, a qual de rastilho para o conceito hippie do Summer of Love(2) e Peace and Love.
A encabeçar o movimento surgiram os Jefferson Airplane e Grateful Dead, cujas letras falavam de seres estranhos (White Rabbit dos Jefferson é um exemplo) resultantes de sessões ácidas ou de política, mas acabando sempre no Peace and Love (como é possível ouvir em Somebody to Love). Os Jefferson Airplane tornaram-se a primeira banda do movimento a chegar ao topo das tabelas ao lado dos sempre-bem-sucedidos Beatles e Rolling Stones.
Neste ano de renovação uma terceira banda surgiu com um som próprio e uma mística especial.
The Doors tinham aparecido já no final de 66 com o tema Break On Through, mas foi com o segundo single do álbum de estreia, Light My Fire, que causaram sensação, chegando inclusivamente ao primeiro lugar da Billboard.
Sem influências directas dos seus contemporâneos(3), o rebelde Jim Morrison e o cerebral Ray Manzarec inspiraram-se nofamoso escritor Aldous Huxley(4) para o nome da banda e foram beber as influências musicais a coisas tão díspares como musica clássica oriunda do Brasil, ritmos latinos ou em escritores alemães.
Também neste ano aquele-a-quem-um-dia-iriam-chamar-camaleão lança-se nas lides dos discos com o álbum homónimo, David Bowie.
Com uma imagem distante do Bowie dos anos seguintes, David começou com um disco eminentemente folk com alguns piscares de olho ao vaudeville e à tradição teatral inglesa. Ninguém sonhava ainda com Ziggy Stardust....
(1) - O qual incluía os Jefferson Airplane como cabeças de cartaz.
(2) - Frase aplicada aos Verões de 67 a 69 e que se referiam ao Modus Vivendi hippie - festivais de música, psicotrópicos e amor ao próximo.
(3) - The Animals seriam a única banda que se poderia considerar próxima dos Doors pela sonoridade plena de teclados com letras decadentes e soturnas.
(4) - The Doors of Perception
terça-feira, abril 25, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário