No entanto, com o êxito mainstream que o grunge agora beneficiava, certas bandas atingiram nesta altura o seu pico da popularidade, simbolizando o canto do cisne do movimento:

Superunknown foi o álbum de consagração dos Soundgarden, pois para além dos obrigatórios Black Hole Sun e Spoonman, o disco continha uma colecção de singles fortíssimos (The Day I Tried To Live; My Wave; Fell On Black Days; Superunknown), que lhes granjeou um sucesso patente em seis discos de platina e dois Grammys.

Purple - Stone Temple Pilots
Seguindo-se ao álbum de estreia Core, cujo single Plush transportou-os para as posições cimeiras dos tabelas(1), Purple marca o ponto alto na carreira da banda, deixando-nos clássicos como Vasoline, Interstate Lovesong ou Big Empty(2).

Se In Utero era a nota de suicídio, MTV Unplugged In New York é o post mortem(3).
Originamente apenas mais um episódio da saga MTV Unplugged, com a morte de Kurt Cobain a actuação ficou como uma espécie de testamento, lançando ao mesmo tempo pistas sobre um hipotético futuro(4) da banda caso Cobain ainda estivesse no mundo dos vivos.
Com covers de artistas tão diversos como Meat Puppets (Plateau; Lake of Fire; On a Plain), The Vaselines (Jesus Don't Want me For a Sunbeam) ou David Bowie (The Man Who Sold The World), a gravação mostra uma banda mais abrangente que a etiqueta Grunge poderia transparecer e expõe a alma do vocalista de uma forma seca, crua e poucas vezes igualada.
Um disco obrigatório nas boas colecções musicais.
Com o princípio do fim do grunge outros sons até então tapados pela febre Made in Seattle começaram a ganhar espaço sendo exemplo disso os Nine Inch Nails, cujos singles "Closer" e "Hurt" viriam a chamar a atenção para o Rock Industrial e Gótico que a banda praticava há anos.
Mas quem sucedeu ao grunge na ribalta foi o Punk Pop/Rock dos Green Day e The Offspring, cujos álbuns Dookie e Smash debitaram singles que a MTV passou de forma incessante, obtendo assim sucesso imediato.
Neste compasso de passagem de testemunho, um tal Beck Hansen entrou nas bocas do mundo com o tema "Loser" que inundou as rádios independentes, tornando-se de seguida num hit inesperado.
(1) - A propósito dos STP (Como eram conhecidos) estarem na primeira posição dos discos mais vendidos, o vocalista Scott Weiland comentou na altura: "Estamos em primeiro lugar? É muito estranho, normalmente associo essas posições ao Michael Jackson..."
(2) - Tema também presente na BSO do influente filme O Corvo/The Crow, tendo como outros participantes os The Cure, Nine Inch Nails, Rage Against the Machine ,Violent Femmes, Rollins Band, Pantera ou The Jesus and Mary Chain.
(3) - Depois de reparar no cenário repleto de flores e velas, o realizador do programa comentou antes da gravação: "Isto parece um funeral!"
(4) - Por altura da gravação do programa da MTV, a banda estava à procura de um novo som, algo que os distanciasse da onda grunge a que estavam associados e que definiam como "REM acustico"..
Stone Temple Pilots - Interstate Love Song
Nirvana - Sweet Home Alabama (Session Jam) + Plateau
Nine Inch Nails - Hurt (Um dos meus vídeos favoritos alltime)
Beck - Loser

Sem comentários:
Enviar um comentário