quarta-feira, outubro 17, 2007

BioRia explicada


Projecto-piloto com o objectivo de conservar e divulgar o ecossistema ligado ao sistema lagunar do Baixo Vouga (mais conhecido por Ria de Aveiro), o projecto existe na zona circundante ao Esteiro de Salreu, sendo possível fazer uma breve visita guiada aqui.


Ao projecto BioRia também está associado um site na Internet, que infelizmente encontra-se em construção há cerca de dois anos...


A iniciativa engloba-se num esforço para mostrar uma faceta diferente do concelho de Estarreja, onde o nome da cidade não fique só associado à poluição ou ao mau cheiro, destacando-se em contrapartida a forte ligação à Ria de Aveiro, patente no facto de todas as freguesias terem comunicação com o sistema lagunar.


No entanto, com a honrosa excepção da Ribeira da Aldeia em Pardilhó, pouco mais foi feito para devolver o concelho à Ria, pois para além do flagelo da caça em plena BioRia (Esperemos que nenhum dos caçadores faça uma brincadeira à Cheney e confunda uma pessoa por caça grossa), outros esteiros estão, na melhor hipótese, abandonados.


Já outros, menos sortudos, sofrem com o depósito de lamas (Canelas foi um caso muito badalado) e dejectos, como é o caso das Teixugueiras (Pardilhó).


É urgente agir sobre os atentados ambientais efectuados no Baixo Vouga e evitar o espírito de capelinha por forma a que todos percebam que a Ria de Aveiro é de todos dos que dela usufruem e não só de de A ou B.

Sem comentários: