quarta-feira, novembro 21, 2007

Rock n' Roll - 1997

No ano em que os Radiohead atingiram o nirvana com OK Computer, outros projectos disputaram-lhe o protagonismo, nomeadamente os The Verve e os Blur, que com o álbum homónimo, mandaram o britpop às malvas e assinaram o seu melhor disco de sempre.







Algures entre Pet Sounds dos Beach Boys e Dark Side of The Moon dos Pink Floyd, OK Computer marca a transição entre o britrock dos Radiohead pré-1997 e os trabalhos mais experimentais que se seguiriam no futuro.

Com várias texturas sonoras e recorrendo amiúdes vezes à experimentação, o disco aproxima-se do Prog Rock e contextualiza-o para 1997, sendo visto como um dos discos que contribuíram para decretar o óbito da britpop e lançar pistas para o futuro.


Distanciando-se da estagnação presente em outras bandas do movimento britpop (We're looking at you, Oasis...), os Blur embrenharam-se nas guitarras do Rock alternativo para criar temas como Song 2, cujo poder ganhou uma enorme popularidade aquém e além-Atlântico.



O sucesso deste disco baseou-se numa componente sonora cuidada, bem como no carisma do vocalista Richard Ashcroft e numa mão cheia de hinos fortíssimos (Bitter Sweet Symphony, Drugs Don't Work, Sonnet, Lucky Man, The Rolling People...), juntando em união de facto o Rock psicadélico de trabalhos anteriores com a tradição Pop das baladas.


Mas nem tudo se resumiu à Cool Britannia, pois da Alemanha emergiram os Rammstein, prontos para massacrar o público com imagens fortes de um qualquer inferno em chamas e com letras Wagnerianas de difícil entendimento.



Seja pelas músicas cantadas em alemão, seja pelos concertos poderosos ou até pelo som da banda, certo é que os Rammstein foram (e são) inconfundíveis, não havendo nenhuma banda pela qual pudessem ser confundidos.

Adeptos de Gothic Metal temperado com electrónica, a banda não deixou ninguém indiferente e gozou bastante da popularidade Goth em voga na época.




Num tom mais keep it simple, os Foo Fighters lançaram The Colour And The Shape, onde o crescimento da banda seria evidente, permitindo à banda calçar as longas botas de Banda de Estádio, com singles fortes (Everlong; My Hero) e uma aposta em vídeos catchy e com humor qb, uma marca aliás do vocalista Dave Grohl...





Blur - Song 2

É daqueles temas para partir a mobília toda...



Rammstein - Engel

O tema/vídeo que me deu a conhecer a banda, ficará para sempre na memória a primeira vez que o vi.



Nine Inch Nails - The Perfect Drug

O pico de forma dos NiN foi assim...



Radiohead - No Surprises

Estive para ilustrar OK Computer com Paranoid Android, mas...para deprimente já me basta o facto de ser Segunda-Feira! :P



Chris Isaac - Wicked Game

Ora, isto sim...Já anima a malta...



The Verve - Lucky Man

E para acabar em beleza...

Sem comentários: