Num ano em que o saudosismo continuou a dar cartas, o qual foi sublinhado pelo regresso ao estrelato de Morrissey, um ícone dos anos 80, também houve quem olhasse para o futuro, sendo este o ano em que o declíneo das editoras se começou a notar, com artistas (Lilly Allen) e bandas (Artic Monkeys) atingindo o estrelato graças à Internet e passando por cima do crivo das Multinacionais de música.
Das bandas passíveis de serem destacadas, poderia falar dos agora homenzinhos The Killers, os emo, Emo, EMO My Chemichal Romance, imitadores de Silence 4 (The Editors) ou o alter ego de Jack White (The Raconteurs), destaco os Artic Monkeys, não só pela forma inovadora como o sucesso lhes bateu à porta (I'm looking at you, Internet), como também pela substância sonora...
Whatever People Say I Am, That's What I'm Not - Artic Monkeys
Depois de um ano a granjear uma legião de seguidores através da Internet, os Artic Monkeys lançaram o primeiro álbum em Janeiro de 2006, obtendo sucesso imediato, graças a singles fortes como Fake Tales of San Francisco ou When The Sun Goes Down.
Tendo por base uma atitude beer and cigars próxima dos Oasis, os Artic vão buscar pedaços de inspiração aos Strokes, Franz Ferdinand e misturam tudo na trituradora onde produzem as músicas frenéticas que os caracterizam, como se conseguissem transpôr para sons o quotidiano repleto de tarefas e obrigações do mundo em que vivemos.
Ringleader of the Tormentors - Morrissey
Depois de You Are The Quarry, Morrissey confirmou o regresso à boa forma com este disco, oferecendo aos fieis de sempre e aos novos-saudosistas a pose 80's Diva que sempre o caracterizou, com a nuance de ter a língua mais solta e já não se importar com o que as críticas possam dizer...
Tal como outras bandas, este disco é Morrissey aproveitando-se do revivalismo, mas com uma diferença: Ele esteve lá.
Show Your Bones - Yeah Yeah Yeahs
Depois de surgirem com estrondo em 2003, o segundo disco dos nova-iorquinos Yeah Yeah Yeahs pode parecer desinteressante pela falta do factor novidade e pela atitude mais contida da banda.
No entanto, ouvindo o disco de forma mais profunda, percebe-se que se a euforia punk do primeiro disco se esbateu, a banda aproximou-se com subtileza a um Art Rock mais cerebral, tornando porventura Show Your Bones num disco que resistirá bem às marcas do tempo.
Cheated Hearts - Yeah Yeah Yeahs
Read My Mind - The Killers
You Have Killed Me - Morrissey
The View From The Afternoon - Artic Monkeys

Sem comentários:
Enviar um comentário