quarta-feira, julho 23, 2008

Há quatro anos no 7 Meses...

...Em dia de calor e pouca inspiração, pensei nos três leitores que insistem em vir cá e ainda não foram para a praia, tendo decidido re-editar um texto do 7M de Julho de 2004 acerca do Império do Meio, intitulado: Um Comboio chamado China


A China é um comboio desgovernado em direcção ao mundo ocidental - Bob Lutz, Presidente da General Motors

Foi esta frase que me deixou curioso sobre o fenómeno China, não são só as lojas dos chineses, nem as bandeiras portuguesas made in Beijing ou as cadeiras importadas pela metade do preço que mostram a pujança económica deste país.

Para terem noção do crescimento anual do país, o crescimento do PIB anda à volta dos 10% ao ano, para infelicidade do governo chinês, que ao contrário da generalidade dos governos de outros países tem procurado refrear o crescimento do mesmo (em Portugal reza-se para o PIB crescer).

Outro dado, o mercado automóvel tem crescido 30% ao ano, caminhando a China para deixar de ser o país das bicicletas para o país dos engarrafamentos gigantescos...

Fiz um pouco de pesquisa e reparei noutro aspecto: a sede de conhecimento, enquanto que no nosso país o desemprego grassa por entre os professores, nos sites asiáticos de emprego surgem inúmeras ofertas no ensino chinês para professores estrangeiros, seja para a área linguistíca ou de engenharia, nota-se uma vontade de assimilar conhecimento alheio.

E não se pense que são ofertas mal-remuneradas, pois nessas ofertas um professor licenciado pode ganhar cerca de 1.900 Euros por mês...

Só apostando forte na educação podem fazer aquilo a que se pretendem: pegar numa China pré-revolução industrial e torná-la numa potência mundial em 20 anos.

Já agora, um apontamento final para a febre consumista do povo chinês, enquanto compram tudo o que mexe as suas mentes não pensam no facto de viverem em ditadura e no massacre de Tien An Men...Aliás podiam substituir a estrela na bandeira pelo cifrão!

Sem comentários: