terça-feira, novembro 10, 2009

Os melhores segundo os leitores do Blitz (1/5)

A revista Blitz fez anos e publicou os melhores artistas e projectos musicais portugueses de acordo com a votação dos seues leitores.

Eis a minha opinião dos eleitos:


Anos 60






Carlos Paredes - Respect. Muito mais do que o melhor guitarrista de Fado Coimbrão, Paredes dedilhava na sua guitarra todo o sentir de um povo. É-me impossível não sentir-me emocionado ao ouvir "Verdes Anos" ou "Movimento Perpétuo".




Amália Rodrigues - Omnipresente. Onde quer que se ouça Fado, Amália estará lá, mesmo que não seja ela a cantar, pois com ela o Fado ultrapassou a barreira da música popular das festas e Casas de Fado para se tornar num estilo musical de massas, reconhecido inclusivamente fora de Portugal. Para isso, Amália criou o Fado-canção, espécie de osmose entre o fado e outros estilos musicais, e também recorreu a poetas de renome (David Mourão Ferreira, Pedro Homem de Mello, etc.) para criar as suas letras, o que foi um avanço enorme para enobrecer culturalmente o Fado.




José Afonso - Multifacetado. Começou no Fado Coimbrão, passou pela chamada música de intervenção, criada em oposição à ditadura do Estado Novo, acabando a carreira recriando a música tradicional portuguesa, usando a voz da mesma forma como Paredes tocava guitarra portuguesa. Hoje é visto como uma referência da Folk Made in PT.




Alfredo Marceneiro - Outro Fado. O representante máximo do Fado anterior a Amália, popular e boémio. Fadista que nunca perdeu as suas raízes, da sua obra destaca-se A Casa da Mariquinha.




Adriano Correia de Oliveira - O itelectual da luta. Mais um fadista de Coimbra que abraçou a causa anti-fascista, ficará para sempre na memória colectiva com o tema "Trova do vento que passa", com letra de Manuel Alegre.




Carlos e Lucília do Carmo - Old vs New. Confesso que desconhecia Lucília do Carmo, eminente fadista do fado tradicional, o chamado Fado Corrido. Foi uma das pioneiras da exportação do Fado, fazendo várias tournées na Brasil. Já Carlos do Carmo, filho de Lucília, foi (E ainda é) um dos maiores embaixadores do Novo Fado que nasceu com Amália Rodrigues, popularizando temas como Os Putos, Um Homem na Cidade, Canoas do Tejo ou Lisboa Menina e Moça. No início da carreira Carlos editou dois discos em colaboração com a sua mãe Lucília, sendo possível ver aí o contraste entre o Fado Tradicional cantado pela mãe e o chamado Novo Fado interpretado pelo filho.




Filarmónica Fraude - E porque nem tudo em Portugal foi Fado nos Anos 60, importa lembrar um dos vários grupos Pop da época. Por mim elegia o Quarteto 1111, mas os leitores escolheram este, famoso por ter participado no Festival de Vilar de Mouros 1971, espécie de Woodstock à portuguesa e que contou com um então imberbe Elton John(!).

Sem comentários: