sábado, novembro 14, 2009

Os melhores segundo os leitores do Blitz (2/5)

Anos 70



Quarteto 1111 - O primeiro grupo Pop/Rock português que não se limitou a imitar o que vinha lá de fora. Algures entre os Moody Blues e os Beatles, este projecto abriu a porta ao Rock sinfónico em Portugal.






José Cid - Depois do Quarteto 1111 e de várias experiências com o Rock Sinfónico, José Cid lança em 1978 10,000 Anos Depois Entre Venus E Marte, uma obra conceptual, tida como uma referência do Prog Rock na altura tão em voga.






Jorge Palma - Na linha de songwriters como Bob Dylan, Leonard Cohen ou Paul Simon, Palma transcreve para canções o quotidiano dos mal-aventurados, o "lado errado da noite" e...as coisas simples. Ainda e sempre, uma referência.





Banda do Casaco - Entre a folk e o prog rock, esta banda teve uma história tumultuosa, tendo por lá passado gente que mais tarde seria conhecida a solo como Né Ladeiras, Rão Kyao e...Cândida Branca Flor (Essa mesmo, a dos Queijinhos Frescos. Brrrr, mais um fantasma dos Anos 80...)



3 comentários:

Didas disse...

Acho que esses 10000 anos entre não sei quê e não sei quantos foi a pior coisinha que o Cid se lembrou de fazer. Prefiro o macaco e a banana.

Didas disse...

Outra coisa: A dos queijinhos frescos era a Ana Faria, lembro-me bem porque comprava para os putos. Cândida Branca Flor é outro filme.

kimikkal disse...

Para mim o expoente de José Cid é o "Cai neve em Nova Iorque, faz sol no meu país..."

Ele é o Rei do Kitsch.

Tens razão Didas, CBF é outra loira...Das Doce, né?